Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Política Editorial
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 19 n. 1 (2024): Experiências em Ensino de Ciências
Publicado:
2024-04-30
Artigos
A ABORDAGEM MAKER E O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE
The Maker Education and the development of interest
Viviane Neves Machado Retamero, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda, Alexandre Urbano
1-19
A ABORDAGEM MAKER E O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE A DESINFORMAÇÃO: INVESTIGANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE VACINAS E FAKE NEWS
Scientific literacy as an instrument to combat disinformation: investigating a teaching sequence about vaccines and fake news
SERGIO GERALDO TORQUATO DE OLIVEIRA, Cristiane de Abreu Melgaço, Marina de Lima Tavares
20-36
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE A DESINFORMAÇÃO: INVESTIGANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE VACINAS E FAKE NEWS
EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E ENSINO DE FÍSICA: CONSTRUINDO HABILIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO MÉDIO
Low-Cost Experiments and Physics Teaching: Building Skills Through Collaborative Learning in High School
Rodrigo Baldow, Emanuel Gomes Soares, Everaldo Nunes de Farias Filho, Ademar Virgolino da Silva Netto
37-50
EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO E ENSINO DE FÍSICA: CONSTRUINDO HABILIDADES A PARTIR DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO MÉDIO
CARACTERIZAÇÃO DOS SABERES DOS/AS EDUCANDOS/AS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO TOCANTINS SOBRE SERPENTES DE INTERESSE TOXICOLÓGICO NO BRASIL
Characterization of the knowledge of students at a state school in Tocantins about snakes of toxicological interest in Brazil
Pedro Henrique Ferreira Sobrinho, Gracyella Fortes Sousa Silva, Yonier Alexander Orozco Marin
51-61
CARACTERIZAÇÃO DOS SABERES DOS/AS EDUCANDOS/AS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO TOCANTINS SOBRE SERPENTES DE INTERESSE TOXICOLÓGICO NO BRASIL
NARRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE ATINGIDOS PELO CRIME SOCIOAMBIENTAL DA SAMARCO
Narratives in science teaching: Stories of people affectec by Samarco’s social and environmental crime
Fábio Augusto Rodrigues e SIlva, Regiane Teixeira Marcos
62-74
NARRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE ATINGIDOS PELO CRIME SOCIOAMBIENTAL DA SAMARCO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA FERRAMENTA PARA O INCENTIVO À LEITURA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS
Story Telling: a Tool to Encourage Reading and Scientific Dissemination in Sciences
Edemar Benedetti Filho, Letícia Asheley Gomes, GOMES, L. A.
75-87
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA FERRAMENTA PARA O INCENTIVO À LEITURA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS
LITERATURA E CIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
Literature and Science: reflections from interdisciplinary experiences
Alberto Lopo Montalvão Neto, Abimael Luiz de Souza, Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
88-103
LITERATURA E CIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MÚSICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Experience report: music and science teaching for students with autism spectrum disorder
Sarah Giovana Giolo Fernandes Dias, Priscila Caroza Frasson Costa
104-114
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MÚSICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
ESTUDO DO PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Study of the memorization process in learning among students in Middle school
Geovana Jeniffer Ortelã Gonçalves, Bruna Letícia Oliveira Souza, Valéria Brumato Regina Fornazari
115-128
ESTUDO DO PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
The A REVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA GENERATIVAARTIFICIAL E O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO CHATGPT NO CONTEXTO BRASILEIRO
The revolution of generative artificial intelligence and learning in basic education: the case of ChatGPT in the Brazilian context
Marcelo Castanheira da Silva, Paulo Victor Santos Souza, Jose Robson Maia, Daniel Girardi, Fábio Ferreira Monteiro
129-138
A REVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA GENERATIVAARTIFICIAL E O APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DO CHATGPT NO CONTEXTO BRASILEIRO
O MÉTODO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TEMÁTICA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
The Peer Instruction in physics teaching in Basic Education: an experience report with the topic of electrical circuits
Eduardo Dancler Hennemann
139-165
O MÉTODO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TEMÁTICA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
O USO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
The use of different instruments for formative assessment in science education within a didactic sequence
Israel Silva Cruz
166-186
O USO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
FAMILIARIZAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DE COVID-19: MÚLTIPLOS SABERES
Familiarization of University Professors with Digital Information and Communication Technologies in the Covid-19 Pandemic: Multiple Knowledge
Carlos A. B. da Silva Jr, Liandra Rayse Alves de Melo, Lélio Favacho Braga, Aline Nascimento Braga, Alessandra Nascimento Braga
187-200
FAMILIARIZAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PANDEMIA DE COVID-19: MÚLTIPLOS SABERES
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO
Supervised Internship in The Interdisciplinary Degree in Natural Sciences and Mathematics: An Experience in the Remote Teaching Period
Gabriel Pereira de Sousa, Francineide Amorim Costa Santos, Rochelande Felipe Rodrigues
201-216
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PERÍODO DE ENSINO REMOTO
POTENCIALIDADES DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NA ABORDAGEM CTSA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Potentialities of Pedagogical Workshops Based on the CTSA Aproach in Science Teaching in youth and Adult Education
Jéssica Endringer Dias Gava, Sandra Mara Santana Rocha
217-228
POTENCIALIDADES DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NA ABORDAGEM CTSA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
INCENTIVANDO O APRENDIZADO DE DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL DE PROBABILIDADE POR MEIO DA ESTATÍSTICA MENSAL DE OCORRÊNCIA DE TROVOADAS
Encouraging The Learning of Binomial Probability Distribution through The Monthly Statistics of The Occurrence of Thunderstorms
Lucio Ângelo Vidal, josé vinícius da costa filho, andreia da silva tavares
229-242
INCENTIVANDO O APRENDIZADO DE DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL DE PROBABILIDADE POR MEIO DA ESTATÍSTICA MENSAL DE OCORRÊNCIA DE TROVOADAS
ENSINO DE CONCEITOS DE MAGNETISMO COM O USO DA PROTOTIPAGEM ARDUINO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Teaching Concepts of Magnetism by Using Arduino Prototyping: A Didactic Sequence Based on the Three Pedagogical Moments
Sandra Cristina Ramos, Jorge Anderson Ramos, Jean Barbosa Pessoa, Wilck Grasianni Porto
243-259
ENSINO DE CONCEITOS DE MAGNETISMO COM O USO DA PROTOTIPAGEM ARDUINO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
A didactic sequence for inquiry-based teaching on the chronicle non-communicable diseases.
Karla Verônica Cury, Mestre, Celly Cristina Alves do Nascimento Saba, Doutora, Carolina Tavares, Doutora
260-273
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
PARA QUEM É EXITOSA AS AULAS TRADICIONAIS NA RECONSTRUÇÃO DE MODELOS MENTAIS DE CÉLULAS? UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NOVA FRIBURGO, RJ
For who are traditional classes successful in reconstructing mental models of cells? A case study with high school students in a school in Nova Friburgo, RJ
Juliana Gomes Teixeira da Silva, Anderson dos Santos Portugal, Maycon Saviole da Costa, Bruno Fernandes da Costa
274-284
PARA QUEM É EXITOSA AS AULAS TRADICIONAIS NA RECONSTRUÇÃO DE MODELOS MENTAIS DE CÉLULAS? UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE NOVA FRIBURGO, RJ
UTILIZAÇÃO DE MATERIAL ZOOLÓGICO EMBLOCADO EM RESINA COMO RECURSO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Use of resin-embedded zoological material as an alternative didactic resource for the teaching of science and biology
Luiz Guilherme dos Santos Ribas, Suelen Zontta Kiem, Flavia Sant’Anna Rios
285-298
UTILIZAÇÃO DE MATERIAL ZOOLÓGICO EMBLOCADO EM RESINA COMO RECURSO DIDÁTICO ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
USO DO SOFTWARE PHET SIMULATIONS NA MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA
Use of Phet Simulations software in academic monitoring as a tool for teaching physical chemistry
Antônio Rony da Silva Pereira Rodrigues
299-310
USO DO SOFTWARE PHET SIMULATIONS NA MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FÍSICO-QUÍMICA
Idioma
English
Español (España)
Português (Portugal)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários