NARRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE ATINGIDOS PELO CRIME SOCIOAMBIENTAL DA SAMARCO

Narratives in science teaching: Stories of people affectec by Samarco’s social and environmental crime

Palavras-chave: Teoria Ator-Rede, Bionarrativas, Bento Rodrigues, mineração

Resumo

Este artigo se propôs a investigar o processo de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências, através da realização de uma oficina de produção de narrativas sobre as memórias de adolescentes da comunidade de Bento Rodrigues. Os participantes deste estudo são alunos do Ensino Fundamental que foram residentes da área afetada pelo desastre decorrente do rompimento da Barragem de Fundão, um evento socioambiental que ocorreu em novembro de 2015 e que os forçou a se distanciar de sua terra natal. A produção das narrativas dos estudantes foi embasada nos conceitos das bionarrativas sociais. Na análise dos dados, utilizamos os princípios da teoria Ator-rede, que destaca as conexões entre diversos elementos humanos e não-humanos, permitindo-nos compreender a aprendizagem como resultado de redes sociotécnicas, influenciada por diversas interações. Observamos que a oficina de criação de narrativas promoveu a produção de textos únicos, impregnados de memórias, experiências e emoções que oferecem um vislumbre do impacto do desastre da Samarco na vida dos afetados.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Rodrigues e SIlva, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor associado, nível I, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação(ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar, Teoria ator-rede e os contextos de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)

Publicado
2024-04-27