NARRATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE ATINGIDOS PELO CRIME SOCIOAMBIENTAL DA SAMARCO
Narratives in science teaching: Stories of people affectec by Samarco’s social and environmental crime
Resumo
Este artigo se propôs a investigar o processo de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências, através da realização de uma oficina de produção de narrativas sobre as memórias de adolescentes da comunidade de Bento Rodrigues. Os participantes deste estudo são alunos do Ensino Fundamental que foram residentes da área afetada pelo desastre decorrente do rompimento da Barragem de Fundão, um evento socioambiental que ocorreu em novembro de 2015 e que os forçou a se distanciar de sua terra natal. A produção das narrativas dos estudantes foi embasada nos conceitos das bionarrativas sociais. Na análise dos dados, utilizamos os princípios da teoria Ator-rede, que destaca as conexões entre diversos elementos humanos e não-humanos, permitindo-nos compreender a aprendizagem como resultado de redes sociotécnicas, influenciada por diversas interações. Observamos que a oficina de criação de narrativas promoveu a produção de textos únicos, impregnados de memórias, experiências e emoções que oferecem um vislumbre do impacto do desastre da Samarco na vida dos afetados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.