RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MÚSICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Experience report: music and science teaching for students with autism spectrum disorder
Resumo
Este trabalho consiste em um relato de experiência e teve como objetivo utilizar a música como mediadora das aproximações de conhecimentos das Ciências, a partir de uma sequência de atividades direcionada para alunos que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades com temas de Ciências foram desenvolvidas com dois participantes de uma Escola Estadual de Nível Fundamental - Anos Finais, em um Município do Norte do Paraná, utilizando a música como instrumento mediador da compreensão dos conhecimentos científicos trabalhados. A pesquisa qualitativa consistiu em 6 atividades estruturadas e aplicadas no contra turno às aulas regulares, em encontros de 30 a 50 minutos de duração. As músicas e os recursos didáticos foram direcionados aos conteúdos das Ciências e ao enfoque ambiental, com base no ensino regular e conforme as necessidades pessoais, priorizando as demandas da TEA. Os relatos de experiência indicaram indícios de aproximação com as Ciências, a percepção de elementos ambientais e a preservação, manifestados pelos participantes no decorrer das atividades.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.