A EENCI é uma revista eletrônica dedicada exclusivamente ao ensino das ciências.

Desde a publicação do seu primeiro número em dezembro de 2006, ela se consolidou como uma referência entre os professores e pesquisadores da área de ensino de ciências no Brasil, tornando-se um importante meio de comunicação para a divulgação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem.

 

Histórico

Desde a publicação de seu primeiro número, em dezembro de 2006, tem se consolidado como uma referência entre os professores e pesquisadores da Área de Ensino de Ciências no Brasil, tornando-se um importante veículo de comunicação de pesquisas aplicadas em situações de ensino-aprendizagem. Foi concebida e publicada pelo Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em convênio com o Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências (PIDEC), oferecido pela Universidade de Burgos (UBU), Espanha. Atualmente é publicada pelo Grupo de Ensino do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil.

 

Impacto

A EENCI é editada quadrimestralmente, em versão eletrônica. Todos os trabalhos são arbitrados, às cegas, por pares. Os artigos podem ser publicados em espanhol, português ou inglês e os correspondentes resumo, título e palavras-chave na língua original e em inglês. Seu propósito fundamental é promover e divulgar experiências e estudos que correspondam aos interesses dos professores de ciências e matemática que produzam impactos nas práticas educativas em situações formais ou informais de ensino. Incentiva-se, também, a análise crítica sobre os trabalhos atualmente realizados nessa área.

 

Conhecimento

Um dos objetivos da revista é publicar estudos relacionados ao ensino e à aprendizagem de conteúdos científicos e matemáticos que analisem a gestão em aula, o grau de envolvimento do estudante na aprendizagem, a avaliação de dificuldades e os avanços frente à aplicação de metodologias de ensino. Ainda, fomenta-se a publicação de trabalhos de investigação em pesquisa aplicada, fundamentados em bases teóricas que permitam avançar na compreensão dos problemas significativos relacionados à aprendizagem de ciências e matemática.

 

Opinião

Estamos sempre buscando melhorias na revista. Para isso, tentamos conhecer a opinião dos leitores a respeito dos trabalhos publicados, bem como, sobre seu impacto na prática de ensino do dia a dia. Assim, incentivamos os leitores a enviarem e-mails com comentários, sugestões ou críticas a fim de garantir a qualidade do periódico.

E-mail: eenci@fisica.ufmt.br
Instituto de Física, Bloco F- UFMT 
Av. Fernando Corrêa da Costa, S/N. CEP: 78060–900 
Cuiabá - MT - Brasil.