UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

A didactic sequence for inquiry-based teaching on the chronicle non-communicable diseases.

Palavras-chave: Adolescentes. Biologia. Ensino médio. Saúde.

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática investigativa (SDI) sobre Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) desenvolvida com um grupo de 49 estudantes de uma escola, do Rio de Janeiro, RJ.  Inicialmente, foi proposta uma dinâmica em grupos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos, em seguida houve debates sobre diabetes, hipertensão e obesidade. Ao final, os alunos criaram um jogo para divulgarem os conhecimentos construídos durante as aulas. A metodologia utilizada foi baseada no ensino por investigação, na qual os alunos tiveram condições favoráveis para construir hipóteses, pesquisar e compreender conceitos sobre as DCNT e a importância de atitudes de promoção da saúde para diminuir as chances de desenvolverem essas doenças. A experiência permitiu conhecer as dúvidas do grupo sobre essas enfermidades de forma interativa e lúdica, estimulando a aprendizagem e utilizando situações cotidianas apresentadas pelos alunos. Foi possível verificar o entusiasmo dos estudantes com o método de ensino por investigação, trazendo à tona sua potencialidade e seu protagonismo. O método investigativo também foi importante por possibilitar a reflexão acerca da importância de atitudes preventivas de promoção da saúde como forma de melhorar a qualidade de vida individual e coletiva dos alunos. Toda essa experiência motiva uma prática pedagógica em que os discentes construam o conhecimento sentindo que são partes fundamentais no processo.

Publicado
2024-04-28