O MÉTODO INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A TEMÁTICA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

The Peer Instruction in physics teaching in Basic Education: an experience report with the topic of electrical circuits

  • Eduardo Dancler Hennemann FURG
  • Tobias Espinosa
Palavras-chave: Relato de experiência; Instrução pelos Colegas; Ensino de Física; Circuitos elétricos simples.

Resumo

O ensino de Física muitas vezes é marcado pela abordagem exclusivamente expositiva, com foco na memorização de equações e pouca conexão com o cotidiano dos estudantes, resultando em falta de interesse. Com o objetivo de reverter essa tendência, sugere-se a adoção de métodos ativos de ensino, nos quais os estudantes desempenham um papel participativo e central em sua própria aprendizagem. Um desses métodos ativos é o Instrução pelos Colegas (IpC), que ainda é pouco difundido e frequentemente modificado de maneira inadequada. Este artigo compartilha uma experiência em que o método IpC foi aplicado para o ensino de circuitos elétricos em uma turma de Ensino Médio em uma escola privada no Rio Grande do Sul. O objetivo é contribuir para a disseminação do IpC, mediante a exposição detalhada da experiência do primeiro autor com o método e do material didático elaborado. Apresentamos uma avaliação da experiência, destacando sobretudo as atitudes dos alunos em relação ao método adotado e seu desempenho em um teste conceitual padronizado sobre circuitos simples. Os estudantes demostraram atitudes prioritariamente positivas com relação às modificações no ensino, as quais foram influenciadas principalmente pela resolução de questões conceituais e discussão com os colegas. No teste padronizado obtivemos um ganho normalizado de 33,6%, considerando antes e depois da experiência dos alunos com o IpC. Esse índice está coerente com outros trabalhos apresentados na literatura com a utilização de métodos ativos de ensino. Esperamos que o artigo inspire outros professores interessados em inovar suas práticas, e também sirva como subsídio prático para a implementação do IpC em aulas de Física da educação básica.

Publicado
2024-04-27