LITERATURA E CIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES

Literature and Science: reflections from interdisciplinary experiences

  • Alberto Lopo Montalvão Neto UNICAMP
  • Abimael Luiz de Souza
  • Gustavo Gomes Siqueira da Rocha
Palavras-chave: Literatura, Ensino de ciências, Questões sociocientíficas, Leitura, Escrita, Interdisciplinaridade

Resumo

O diálogo entre diferentes áreas do conhecimento tem sido apontado como potencial no ensino. No que toca às pesquisas, nos últimos anos autores têm se debruçado para as relações possíveis entre as questões de linguagem e o ensino de temas científicos e tecnológicos, considerando promissores os diálogos entre as áreas. Destarte, neste estudo temos por objetivo problematizar questões sociais e científicas, a partir da leitura e discussão de trechos de uma obra literária, com o intuito de fomentar posicionamentos crítico-reflexivos. Para isso, apresentamos o relato de uma experiência com oficinas interdisciplinares, analisando, com base em autores da Educação e da Educação em Ciências, as intencionalidades, possibilidades e potencialidades da sequência didática destacada. Nossos resultados apontam para um diálogo proeminente e fecundo dessa relação entre disciplinas e as questões sociocientíficas, o que ocorre em um atravessamento de histórias, sujeitos e sentidos.

Publicado
2024-04-27