LITERATURA E CIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
Literature and Science: reflections from interdisciplinary experiences
Resumo
O diálogo entre diferentes áreas do conhecimento tem sido apontado como potencial no ensino. No que toca às pesquisas, nos últimos anos autores têm se debruçado para as relações possíveis entre as questões de linguagem e o ensino de temas científicos e tecnológicos, considerando promissores os diálogos entre as áreas. Destarte, neste estudo temos por objetivo problematizar questões sociais e científicas, a partir da leitura e discussão de trechos de uma obra literária, com o intuito de fomentar posicionamentos crítico-reflexivos. Para isso, apresentamos o relato de uma experiência com oficinas interdisciplinares, analisando, com base em autores da Educação e da Educação em Ciências, as intencionalidades, possibilidades e potencialidades da sequência didática destacada. Nossos resultados apontam para um diálogo proeminente e fecundo dessa relação entre disciplinas e as questões sociocientíficas, o que ocorre em um atravessamento de histórias, sujeitos e sentidos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.