INCENTIVANDO O APRENDIZADO DE DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL DE PROBABILIDADE POR MEIO DA ESTATÍSTICA MENSAL DE OCORRÊNCIA DE TROVOADAS
Encouraging The Learning of Binomial Probability Distribution through The Monthly Statistics of The Occurrence of Thunderstorms
Resumo
O objetivo deste artigo foi mediar uma experiência de ensino de distribuição binomial a partir de uma estatística de ocorrência de trovoadas realizada com quinze estudantes de Engenharia de uma instituição pública de nível superior na cidade de Cuiabá. Na aula seguinte de Física àquela que abordava o conceito de convecção, foram apresentadas as probabilidades empíricas de ocorrência de trovoadas em cada mês na referida cidade por meio de uma série histórica e o conceito de distribuição binomial com exemplos práticos. Como resultados do processo avaliativo da aprendizagem, verificaram-se os tipos de equívocos mais comuns cometidos no cálculo, o acerto de todas as questões do teste por dois estudantes e a maioria dos discentes não ter resolvido corretamente nenhuma das questões. Julga-se aqui importante incentivar a realização de mais experiências de ensino voltadas ao cálculo de probabilidades de acontecimento de um fenômeno meteorológico, ao cálculo de probabilidades de ocorrência de uma faixa de valores numéricos para uma variável atmosférica e até mesmo à Meteorologia de uma forma geral.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.