A ABORDAGEM MAKER E O DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE
The Maker Education and the development of interest
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que buscou investigar o interesse de uma professora pela abordagem metodológica nominada como Maker a partir da aplicação do Modelo de Desenvolvimento do Interesse (MDI). Além de classificar o interesse buscamos caracterizá-lo na tentativa de compreender quais são os elementos fundamentais para promover o desenvolvimento do interesse. Utilizamos os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD) como procedimento metodológico para interpretar os dados, evidenciando, assim alguns resultados. A partir do corpus verificamos que o interesse da participante pode estar na fase mais elevada do modelo proposto por Hidi e Renninger (2006). Também ficou perceptível que fatores externos atuam em conjunto com fatores internos para favorecer o desenvolvimento do interesse. Para o caso analisado emergiram onze significantes: Novidade; Busca por Conhecimento; Satisfação; Identificação; Importância; Competência; Autonomia; Reflexão; Reconhecimento; Persistência; Utilidade, que foram fundamentais para a promoção do desenvolvimento do interesse da participante da pesquisa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.