O USO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
The use of different instruments for formative assessment in science education within a didactic sequence
Resumo
Avaliar é uma das práticas pedagógicas mais difíceis para qualquer professor, independente da disciplina que leciona. Todavia, nos componentes curriculares Ciências e Biologia essa dificuldade se atenua, seja pelo fato de os alunos estarem focados com a obtenção da nota, ou por razão dos professores reproduzirem as formas de avaliação mais tradicionais. Acreditamos que a avaliação não deve ser punitiva e sim formativa, uma vez que a sala de aula é constituída por pessoas diferentes que apresentam características individuais. Enxergamos nas metodologias ativas a possibilidade de utilizar diversas formas de avaliação, contemplando a individualidade de cada estudante. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar como as diferentes estratégias didáticas, possibilitam a avaliação formativa no ensino de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida com 25 estudantes pertencentes à turma do Ensino Fundamental I, matriculados(as) em uma escola pública da Rede Municipal. Foi realizada uma sequência didática com o conteúdo Terra e Universo, utilizando metodologias ativas para mediar a avaliação formativa. Os resultados da pesquisa demonstram que o uso de diferentes estratégias didáticas são eficientes e capazes de subsidiar o processo de avaliação formativa dos estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.