POTENCIALIDADES DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NA ABORDAGEM CTSA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Potentialities of Pedagogical Workshops Based on the CTSA Aproach in Science Teaching in youth and Adult Education

Palavras-chave: CTSA; EJA; Oficina Pedagógica; Ensino de Ciências.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é composta por um público diversificado, com pessoas que não concluíram seus estudos no tempo adequado, pelos mais diversos motivos. O presente trabalho tem o propósito investigar se as oficinas pedagógicas baseadas na abordagem CTSA, na Educação de Jovens e adultos, pode ser trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada. A pesquisa é de natureza qualitativa, por utilizar a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para a coleta de dados, que se fundamenta em possibilitar a formação de pensamentos críticos acerca da realidade ambiental estruturada a partir do tema; desenvolver a interação dos estudantes entre si e com o docente; incentivar a alimentação saudável, para melhoria da saúde e sustentabilidade. Possibilitando uma visão mais crítica e consciente de mundo, bem como práticas simples e efetivas através de oficinas com o reaproveitamento de óleos, alimentos como formas para evitar a poluição, além de contribuírem para melhoria da saúde e aumento da qualidade de vida, tudo isso com interatividade na criação de ferramentas virtuais, como a utilização do Blog escolar e um fórum online.

Biografia do Autor

Jéssica Endringer Dias Gava, UFES

Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras de Linhares (2011). Especialista no Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica pelo IFES. Mestre em Ensino na Educação Básica no CEUNES/ UFES São Mateus. Pesquisadora da modalidade de ensino da EJA com a temática da Abordagem CTSA, mais amplamente da Educação Ambiental e da Educação Básica. É professora Efetiva do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Linhares desde 2014, atuando também em escolas de ensino regular com Extensão de Carga Horária. Tem experiência na área de Bilogia/Ciências na Educação Básica.

Sandra Mara Santana Rocha, UFES

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutorado em Engenharia Química desenvolvido em conjunto com as Universidades Federal de Uberlandia e Federal de São Carlos (2010). Possui Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008). Professora e pesquisadora na área de Controle, Gestão e Educação Ambiental. Professora do Departamento de Tecnologia Industrial do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo . Professora dos Programas de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica e Gestão Pública.

Publicado
2024-04-28