POTENCIALIDADES DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NA ABORDAGEM CTSA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Potentialities of Pedagogical Workshops Based on the CTSA Aproach in Science Teaching in youth and Adult Education
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é composta por um público diversificado, com pessoas que não concluíram seus estudos no tempo adequado, pelos mais diversos motivos. O presente trabalho tem o propósito investigar se as oficinas pedagógicas baseadas na abordagem CTSA, na Educação de Jovens e adultos, pode ser trabalhada de forma interdisciplinar e contextualizada. A pesquisa é de natureza qualitativa, por utilizar a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para a coleta de dados, que se fundamenta em possibilitar a formação de pensamentos críticos acerca da realidade ambiental estruturada a partir do tema; desenvolver a interação dos estudantes entre si e com o docente; incentivar a alimentação saudável, para melhoria da saúde e sustentabilidade. Possibilitando uma visão mais crítica e consciente de mundo, bem como práticas simples e efetivas através de oficinas com o reaproveitamento de óleos, alimentos como formas para evitar a poluição, além de contribuírem para melhoria da saúde e aumento da qualidade de vida, tudo isso com interatividade na criação de ferramentas virtuais, como a utilização do Blog escolar e um fórum online.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.