ENSINO DE CONCEITOS DE MAGNETISMO COM O USO DA PROTOTIPAGEM ARDUINO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Teaching Concepts of Magnetism by Using Arduino Prototyping: A Didactic Sequence Based on the Three Pedagogical Moments
Resumo
Este trabalho apresenta uma aplicação de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos das concepções de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018). O objetivo é introduzir conceitos sobre Magnetismo e avaliar sua aprendizagem significativa, principalmente sobre intensidade de Campo Magnético, que por vezes tem se dado de forma muito abstrata e matematizada. As atividades foram aplicadas em uma turma do 30 ano do Ensino Médio e o principal instrumento de análises qualitativa e quantitativa está associado às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como o Arduino. Os resultados demonstraram que a introdução de conceitos de Magnetismo pelo método empregado foi exitoso devido a forte evidência de aprendizagem crítica, traduzidas pelas interpretações acerca dos fenômenos e situações-problemas abordadas durante as aulas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.