ENSINO DE CONCEITOS DE MAGNETISMO COM O USO DA PROTOTIPAGEM ARDUINO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Teaching Concepts of Magnetism by Using Arduino Prototyping: A Didactic Sequence Based on the Three Pedagogical Moments

  • Sandra Cristina Ramos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jorge Anderson Ramos
  • Jean Barbosa Pessoa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Wilck Grasianni Porto Colegio Integrado de Educação Básica
Palavras-chave: Ensino de Física. Magnetismo. Três Momentos Pedagógicos. Prototipagem Arduino.

Resumo

Este trabalho apresenta uma aplicação de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos das concepções de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018). O objetivo é introduzir conceitos sobre Magnetismo e avaliar sua aprendizagem significativa, principalmente sobre intensidade de Campo Magnético, que por vezes tem se dado de forma muito abstrata e matematizada. As atividades foram aplicadas em uma turma do 30 ano do Ensino Médio e o principal instrumento de análises qualitativa e quantitativa está associado às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como o Arduino. Os resultados demonstraram que a introdução de conceitos de Magnetismo pelo método empregado foi exitoso devido a forte evidência de aprendizagem crítica, traduzidas pelas interpretações acerca dos fenômenos e situações-problemas abordadas durante as aulas.

Biografia do Autor

Jorge Anderson Ramos

Professor de Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolve pesquisa e Extensão na área de Transiçao de fase e tecnologia digitais aplicadas ao ensino de Física, respectivamente.

Jean Barbosa Pessoa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Discente do Curso de Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física

Wilck Grasianni Porto, Colegio Integrado de Educação Básica

Egresso do Curso de Licenciatura em Física da UESB e do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física da UESB

Publicado
2024-04-28