CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA FERRAMENTA PARA O INCENTIVO À LEITURA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS

Story Telling: a Tool to Encourage Reading and Scientific Dissemination in Sciences

Palavras-chave: História da ciência, Literatura infantil, Leitura

Resumo

A formação de um leitor é construída através de incentivo e de estímulo aos seus interesses, e constitui um processo importante para o desenvolvimento intelectual e social do aluno. A leitura é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem seja alcançado com êxito, pois é com a leitura que os alunos conseguem atingir novas descobertas. Este texto demonstra que a contação de história é uma ferramenta que contribui para diminuir o desinteresse pela leitura dos alunos, relacionando a divulgação científica com o enredo das obras infanto-juvenil e a história das ciências. Elaborou-se um vídeo com o conteúdo a ser divulgado, e em seguida, aplicado a 86 alunos do ensino fundamental II, com coletas de dados quantitativas e qualitativas. Como principais resultados observados destacamos o elevado número da retirada das obras literárias da biblioteca para a leitura após da execução do projeto e as discussões que ocorreram em sala de aula com o professor da disciplina de ciências sobre os temas abordados no vídeo.

Biografia do Autor

Letícia Asheley Gomes, GOMES, L. A., UFSCar

Graduanda no curso de Licenciatura em química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Publicado
2024-04-27