CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: UMA FERRAMENTA PARA O INCENTIVO À LEITURA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS
Story Telling: a Tool to Encourage Reading and Scientific Dissemination in Sciences
Resumo
A formação de um leitor é construída através de incentivo e de estímulo aos seus interesses, e constitui um processo importante para o desenvolvimento intelectual e social do aluno. A leitura é fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem seja alcançado com êxito, pois é com a leitura que os alunos conseguem atingir novas descobertas. Este texto demonstra que a contação de história é uma ferramenta que contribui para diminuir o desinteresse pela leitura dos alunos, relacionando a divulgação científica com o enredo das obras infanto-juvenil e a história das ciências. Elaborou-se um vídeo com o conteúdo a ser divulgado, e em seguida, aplicado a 86 alunos do ensino fundamental II, com coletas de dados quantitativas e qualitativas. Como principais resultados observados destacamos o elevado número da retirada das obras literárias da biblioteca para a leitura após da execução do projeto e as discussões que ocorreram em sala de aula com o professor da disciplina de ciências sobre os temas abordados no vídeo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.