O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantêm os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. A publicação na IENCI não fornece compensação financeira de qualquer espécie aos autores.

O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.

São considerados para arbitragem artigos de qualquer orientação teórica e metodológica, enfocando qualquer aspecto do ensino/aprendizagem de ciências, com o entendimento de que são originais e que não estão sendo submetidos à publicação em outras revistas. São apreciados trabalhos em português, espanhol ou inglês. Solicitamos aos autores especial atenção ao foco e escopo da EENCI, particularmente no que diz respeito ao caráter aplicado da revista.

A submissão de artigos para publicação na EENCI deverá ser feita, exclusivamente, na página da revista na área Submissões. Toda correspondência relativa a submissões deverá ser feita também através da página da revista.

Não há limite máximo para o número de páginas das publicações, mas se os editores ou os árbitros considerarem o artigo excessivamente longo, poderá ser solicitado redução de sua extensão.

A submissão de artigos à EENCI deverá atender rigorosamente às seguintes condições:

  • o artigo deve ser inédito e não ter sido submetido a outras revistas;
  • são aceitos artigos em português, espanhol ou inglês;
  • o artigo deverá conter um título, resumo e até cinco palavras-chaves na língua original. Se escrito em português ou espanhol deverá conter, também, uma tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras-chaves. Se escrito em inglês, deverá conter uma versão em português do título, resumo e palavras chaves.

 

Antes da submissão:

A EENCI é, antes de tudo, um canal de articulação entre profissionais da área de Ensino de Ciências que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de técnicas de ensino, articulação teoria/prática e, de um modo geral, melhorar a qualidade do Ensino de Ciências em todos os níveis. Os autores devem ter esse fato em mente antes de submeter um artigo para análise, tendo claro em mente qual é a real contribuição do trabalho para o desenvolvimento da área.

Os autores devem ter em mente o perfil dos leitores da revista, que se trata de profissionais acadêmicos da área de Ensino de Ciências e professores das diversas áreas de Ciências (Química, Física, Biologia, etc.)

Nesse contexto, os autores devem estar cientes que de alguns aspectos importantes para o próprio delineamento do trabalho e redação do artigo.

A estrutura ideal ao artigo a ser submetido deve conter uma contextualização com exposição da justificativa do trabalho, em como seus objetivos; uma fundamentação teórica consistente; uma revisão bibliográfica pertinente; o delineamento metodológico consistente com as demais seções do trabalho; a descrição da ação, bem como exposição dos instrumentos validados; os resultados da avaliação da experiência dispostos de forma objetiva e a sistematização final dos resultados, fazendo-se referência à literatura.

A publicação de artigos que não contenham todas essas seções é possível dependendo do grau de originalidade da contribuição. Por exemplo, trabalhos meramente teóricos (bem como apresentação de propostas de ensino) são admissíveis na EENCI, desde que tragam alto grau de originalidade e implicações claras para as práticas de sala de aula ou outros ambientes de aprendizagem. Relatos de experiência são admissíveis, desde que representem um avanço significativo em relação ao que já é conhecido na área.

Artigos que se propõem a avaliar as experiências exclusivamente por meio de questionários de opinião, em princípio, não são aceitáveis.

Os autores devem evitar incluir no artigo submetido quaisquer tipos de fotos de participantes da experiência – mesmo borrando ou sobrepondo tarjas nos rostos – ou expor a identidade dos participantes de qualquer outra forma.

O texto submetido deve se aproximar o máximo possível das regras de formatação listadas abaixo. Os autores devem estar cientes que as informações importantes para que os leitores possam ter acesso às referências devem estar presentes, de forma clara e da maneira mais prática possível para uma rápida consulta.

Os autores devem dedicar especial atenção à escolha das palavras-chave. Devem ter ciência que, em pesquisas eletrônicas, são as palavras-chave que darão acesso ao trabalho para outros autores e profissionais que estão realizando pesquisa bibliográfica. O mesmo vale para o título do trabalho.

Os autores devem evitar o máximo possível incluir afirmações genéricas ou óbvias no texto. Afirmações como “Segundo Fulano (2021), o professor deve estar atento às necessidades dos alunos” não contribui para o desenvolvimento da área.

 

Processo de submissão:

Caso o autor que queira realizar uma submissão não for cadastrado no site da revista, o primeiro passo é realizar o cadastramento, acessando o item “Cadastro” no canto superior direito da página. A seguir, é preciso preencher os dados, incluindo usuário e senha e marcar os dois primeiros consentimentos (de privacidade e email). Não marcar o consentimento de revisor.

Terminado esse processo, aparecerá uma nova página onde o autor poderá optar por “Fazer um novo envio” e, então, o autor será direcionado ao sistema de submissão.

Caso o autor já seja cadastrado na revista, esse primeiro passo é desnecessário, bastando acessar a opção “Sobre” no canto superior esquerdo e após “Submissões” e, em seguida, “Fazer nova submissão”.

Uma vez na área de novas submissões, é necessário destacar todas as afirmativas sobre os requisitos do artigo e, se o autor desejar, inserir comentários sobre o trabalho. Em seguida, é necessário marcar os dois consentimentos finais (de contato e privacidade) e clicar em “Salvar e continuar”.

O próximo passo é carregar o arquivo do texto. São admissíveis os formatos docx, doc e rtf. Para isso, basta escolher a opção “Texto do artigo” e depois fazer o upload do arquivo.

Ao “Salvar e continuar”, o autor deverá inserir dos dados do artigo (Título, subtítulo em inglês, ou outra língua diversa da principal do texto, autores, resumo e palavras-chave), após o que se pode salvar e finalizar a submissão.

Após a conclusão dessas etapas, os autores cadastrados poderão acompanhar a evolução do processo de referimento no site da revista.

 

Quanto à formatação:

  • A ordem de apresentação dos elementos iniciais do artigo e a formatação correspondente devem seguir o exemplo abaixo, ocupando a primeira página:

 

TÍTULO ORIGINAL DO ARTIGO[1]

Original title translated to English

(espaço em branco)

Nome do Primeiro Autor [emailautor1@nonono.nono.br]

Nome do Segundo Autor Quando Pertencente à Mesma Inst. [emailautor2@nonono.nono.br]

Instituição a qual pertencem

Endereço da instituição

Nome do Terceiro Autor Pertencente à outra inst. [emailautor3@nonono.nono.br]

Instituição a qual pertence

Endereço da instituição

(espaço em branco)

Resumo

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Palavras-chave: Lorem ipsum; Libero; Magna tincidunt.

(espaço em branco)

<p>Abstract

<p/>Ac dolor ac adipiscing amet bibendum nullam, massa lacus molestie ut libero nec, diam et, pharetra sodales eget, feugiat ullamcorper id tempor eget id vitae. Mauris pretium eget aliquet, lectus tincidunt. Porttitor mollis libero senectus pulvinar. Etiam molestie mauris ligula eget laoreet, vehicula eleifend. Repellat orci eget erat et, sem cum, ultricies sollicitudin amet eleifend dolor nullam erat, malesuada est leo ac. Varius natoque turpis elementum est. cenas ligula nostra, accumsan taciti.

Keywords: Lorem ipsum; Libero; Magna tincidunt.

[1] Nota de rodapé, quando pertinente.

 

  • A segunda página do trabalho submetido deve ser uma cópia da primeira (em que aparece o título, resumo, abstract, etc.), porém sem dados que possam identificar o autor. A primeira página ficará com os editores e da segunda em diante, será enviada aos árbitros;
  • Referências bibliográficas que permitam identificar os autores do trabalho devem ser substituídas pelo código: Autor X1....Autor Xn, onde 1 ≤ n ≤ número de citações distintas que permitem identificação;
  • Tamanho da folha: A4;
  • Margens esquerda, direita, superior e inferior: 2,0 cm;
  • Espaço entre linhas: simples;
  • Espaço após o parágrafo: 10 pt;
  • Em todo o texto: espaço entre linhas simples e após o parágrafo 10 pt (no Winword, estas opções são apresentadas no menu "Formatar ⇒ Parágrafo");
  • Alinhamento do corpo do texto: justificado;
  • Fonte: Times New Roman 12 pt, para títulos e corpo de texto, e 10 pt para notas de rodapé e citações longas recuadas;
  • As notas de rodapé devem ser numeradas continuamente e em algarismos arábicos;
  • Tabelas, gráficos, figuras ou imagens devem ser inseridas no lugar apropriado do texto. Não é necessário enviá-las separado;
  • A legenda das tabelas deve ser posta acima das mesmas e dos gráficos, imagens, e/ou figuras, abaixo;
  • No final artigo deve constar uma lista completa das referências bibliográficas citadas ao longo do texto. Esta lista deve estar em ordem alfabética e seguir o modelo apresentado na seção "Referências bibliográficas" das presentes normas.

 

Considerações Gerais

  • Os editores se reservam o direito de devolver aos autores os trabalhos que não cumpram as normas editoriais estabelecidas;
  • A revisão final do artigo, ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos e nem pelas opiniões emitidas;
  • A EENCI não se reserva os direitos de publicação dos artigos, podendo os autores distribuir seu próprio material conforme desejarem desde que a referência completa ao trabalho publicado na revista seja realizada;
  • Devido a sua gratuidade, a publicação na EENCI, não fornece compensação financeira de qualquer espécie aos autores; da mesma forma, não garante a indexação via DOI ou qualquer outro serviço que demanda recursos financeiros;
  • Os leitores também podem reproduzir e distribuir os artigos da EENCI desde que seja sem fins comerciais, não se façam alterações no conteúdo e se cite sua origem com informações completas: nome dos autores, nome da revista; volume, número e URL exato do documento citado.

 

Referências bibliográficas

As referências citadas devem ser relacionadas ao final do texto, por ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, segundo os exemplos abaixo. No corpo do texto, as citações devem ser feitas no formato autor-data, com apenas a primeira letra do sobrenome de cada autor em letra maiúscula.

Exemplo: "Segundo Vygotsky (2000)..."

Para um, dois, três ou mais autores:

Um autor: Newton, I.

Dois ou três autores: Newton, I.; Darwin, C. R. & Maxwell, J. C.

Mais que três autores: Newton, I. et al. (no corpo do texto somente; na lista ao final do artigo devem aparecer sempre os nomes de todos os autores).

Periódicos impressos

Greca, I. M., & Moreira, M. A. (2002). Mental, physical, and mathematical models in the teaching and learning of physics. Science Education, 86(1), 106-121.

Periódicos eletrônicos

Mcdermott, L. C. (2000). Bridging the gap between teaching and learning: the role of physics education research in the preparation of teachers and majors. Investigações em Ensino de Ciências. Acesso em 10 jun., 2006, http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol5/n3/v5_n3_a1.htm.

Livros no todo

Feynman, R. (1967). The character of physical law. Cambridge: MIT Press.

Para capítulos de livros

Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1963). Experimental and quasi-experimental designs for research on teaching. In N. L. GAGE (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 171-246). Chicago: Rand McNally.

Trabalhos publicados em atas de congressos, simpósios, etc.

Costa, S. S. C., & Moreira, M. A. (2006). Atualização da pesquisa em resolução de problemas: informações relevantes para o ensino de Física. In: Moreira, M. A. et al. (Ed.). I Encontro Estadual de Ensino de Física – RS, Porto Alegre: 2005. Atas... Porto Alegre: Instituto de Física, p. 153-167.

 

Para citações de outros tipos de documento, seguir as normas internacionais da APA.

 

Declaração de Direito Autoral

A EENCI é uma revista de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.

O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

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