CARACTERIZAÇÃO DOS SABERES DOS/AS EDUCANDOS/AS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO TOCANTINS SOBRE SERPENTES DE INTERESSE TOXICOLÓGICO NO BRASIL
Characterization of the knowledge of students at a state school in Tocantins about snakes of toxicological interest in Brazil
Resumo
O objetivo central deste estudo foi de caracterizar as concepções de estudantes de uma escola pública estadual do município de Araguaína-TO sobre as serpentes de interesse toxicológico no Brasil, através da análise de desenhos feitos pelos próprios alunos por intermédio de uma pergunta norteadora feita antes e após minicurso ministrados pelos autores do presente escrito. Desta forma, os resultados encontrados na pesquisa demonstraram que: a) em pré minicurso os educandos expressaram três concepções centrais, uma delas é o sincretismo religioso que reflete negativamente na preservação das serpentes devido ao fato da personificação má da serpente nos contos bíblicos e b) em pós minicurso os alunos mostraram evolução quanto o saber sobre a ciência das serpentes, onde, apresentaram compreender a importância ecológica, farmacológica e econômica das serpentes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.