A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE COMBATE A DESINFORMAÇÃO: INVESTIGANDO UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE VACINAS E FAKE NEWS

Scientific literacy as an instrument to combat disinformation: investigating a teaching sequence about vaccines and fake news

  • SERGIO GERALDO TORQUATO DE OLIVEIRA Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG
  • Cristiane de Abreu Melgaço
  • Marina de Lima Tavares
Palavras-chave: Alfabetização científica. Ensino por investigação. Desinformação e fake news. Sequência de ensino investigativa.

Resumo

Diante do cenário da pandemia do novo Coronavírus muitas expectativas em relação a vacinação foram almejadas. Entretanto, nem toda população compartilhava da sua real importância para saúde coletiva, sendo possível notar a propagação de notícias falsas e desinformação sobre as vacinas. Como o ensino de ciências na educação básica pode exercer um importante papel na conexão entre os estudantes e o meio científico, o objetivo do trabalho foi investigar a importância da alfabetização científica como instrumento de combate a desinformação em relação às campanhas nacionais de imunização. O trabalho foi realizado em uma sala de aula de Ciências, por meio da abordagem de ensino por investigação. As atividades propostas fizeram parte de uma sequência de ensino investigativa (SEI) que envolveu diferentes problemáticas relacionadas ao tema imunização. O trabalho foi estruturado como uma pesquisa qualitativa e os dados foram analisados a partir da identificação de indicadores da alfabetização científica por meio do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa (SEI). Foi possível identificar diferentes indicadores de alfabetização científica relacionados aos trabalhos de Sasseron e Carvalho (2018) e Marandino et al (2018). Consideramos que a abordagem utilizada foi promissora para a alfabetização científica nessa sala de aula, por que traz contribuições significativas para aprendizagem de Ciências para além da dimensão apenas conceitual.

Publicado
2024-04-27