Notícias

Edição Atual

v. 18 n. 4 (2023): Experiências em Ensino de Ciências

18_4.jpg

É com imenso prazer que apresentamos a edição especial da revista Experiências em Ensino de Ciências, dedicada aos trabalhos destacados da XV Conferência Interamericana de Ensino de Física (CIAEF) e III Encontro Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), evento científico internacional realizado na Universidade de Brasília entre 17 e 21 de julho de 2023, que uniu dois eventos tradicionais na área de Ensino de Física.

Celebrando os 10 anos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e os 60 anos das Conferências Interamericanas de Ensino de  Física, este evento de relevância no cenário do Ensino de Física interamericano e, em particular, brasileiro, foi promovido e apoiado pelo Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Sociedade Brasileira de Física (MNPEF/SBF), pelo Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (CIAEF), pelo Instituto de Física da Universidade de Brasília (IF/UnB), pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Centro Latino-Americano de Física (CLAF).

O evento contou com a participação de dezenas de instituições públicas de ensino superior e pesquisa do Brasil e exterior, com 487 inscritos e 323 participantes. Foi direcionado a um público amplo, compreendendo profissionais do ensino superior, estudantes e egressos da pós-graduação e da graduação, professores da educação básica e pesquisadores interessados na Física e em seu ensino e pesquisa, vindos de toda a comunidade interamericana. Destacam-se os 245 trabalhos submetidos para apresentação no evento, com 227 trabalhos aprovados pela Comissão Técnico-Científica e efetivamente apresentados.

A XV CIAEF e o III Encontro MNPEF dedicaram suas atividades às seguintes temáticas integradoras: (a) Formação em Física para uma sociedade inclusiva; (b) Formação em Física para a credibilidade social; (c) Ensino e aprendizagem em Física sem limitações de gênero; (d) Formação em Física para a incerteza; (e) Formação em Física no contexto das políticas educacionais; (f) Formação em Física para o enfrentamento dos problemas em tempos de crise; (g) Ensino de Física e Ciências a partir da interdisciplinaridade.

O evento foi marcado por uma programação de qualidade e diversificada, proporcionando espaço para debates e discussões acadêmicas, interação social e reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes. As plenárias e as mesas redondas contaram com nomes de referência nacional e internacional, enquanto as várias oficinas divulgaram práticas inovadoras de ensino. As apresentações de trabalhos orais e produtos educacionais deram ampla visibilidade às pesquisas e práticas pedagógicas das comunidades do MNPEF e CIAEF.

Os objetivos do evento incluíram a divulgação, compartilhamento e debate de novas metodologias e abordagens de ensino da Física, assim como a exploração dos desdobramentos recentes da ciência, através de conhecimentos contemporâneos de Física e suas possíveis abordagens na sala de aula da Educação Básica.  Além disso, o evento evidenciou a pesquisa translacional ou aplicada desenvolvida pela comunidade de Ensino de Física, destacando sua potencialidade em contribuir para o aprimoramento da qualidade da Física e seu ensino.

Apresentamos agora, ao leitor, a edição especial da revista Experiências em Ensino de Ciências. Esperamos que esta compilação de 74 artigos selecionados pelo nosso Corpo Editorial forneça uma visão representativa das pesquisas de qualidade apresentadas no evento, contribuindo assim para o avanço do Ensino de Física tanto em nível nacional quanto interamericano.

Profa. Vanessa Carvalho de Andrade - Universidade de Brasília - Coordenadora do Evento

Publicado: 2023-12-30

Artigos

Ver Todas as Edições

Indexação

 

Índice h5 - Google Acadêmico