É com grande satisfação que celebramos os 10 anos de existência do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, uma iniciativa que juntamente com os demais mestrados profissionais tem desempenhado um papel vital na formação de professores da educação básica brasileira.
Ao longo desta década, o programa tem se destacado como um modelo de excelência, promovendo uma via de mão dupla de colaboração entre as salas de aula das escolas e o ambiente acadêmico das universidades.
Professores atuantes nas salas de aula têm, cada vez mais, respondido ao chamado das universidades para buscar formação continuada em nível stricto senso. Esse movimento reflete o compromisso desses docentes em aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
O estreito diálogo entre a educação básica e a academia tem trazido benefícios significativos para ambos os lados. Professores trazem consigo as experiências reais das salas de aula, enriquecendo os debates acadêmicos com perspectivas práticas e desafios do mundo real. Por sua vez, a academia oferece aos professores ferramentas teóricas, metodológicas e de pesquisa que ampliam sua capacidade de abordar os desafios educacionais contemporâneos.
A EENCI é uma revista do professor e, porque não dizer, de professor para professor. Assim, tem sido a fiel porta-voz das experiências docentes e do ciclo virtuoso de interação entre a universidade e a educação básica. Através de seus artigos, relatos de experiência e pesquisas, a revista tem proporcionado um espaço vital para a disseminação do conhecimento gerado nesse ambiente de colaboração.
À medida que olhamos para o futuro, é crucial mantermos o compromisso com a qualidade da educação básica no Brasil. O que temos observado é que o MNPEF e programas similares em outras áreas do conhecimento tendem a continuar a evoluir atendendo às demandas em constante mutação no cenário educacional.
Neste aniversário de uma década, reafirmamos nosso compromisso com a busca incansável pela excelência educacional. Agradecemos a todos os educadores, pesquisadores e alunos que contribuíram para o sucesso do programa e esperamos que o impacto positivo continue a moldar o futuro da educação básica no Brasil. Através do artigo MNPEF no Acre: a formação de professores da abertura a pós-pandemia rendemos nossas homenagens ao MNPEF.