AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO APRIMORAMENTO DA ESCRITA E LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
A trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos-EJA no Brasil demonstra uma cronologia de diversas ações e estruturações descontínuas e contraditórias, resultando em um grande prejuízo intelectual e social desse grupo, como um alto índice de analfabetismo funcional, em que muitos desses sujeitos leem e escrevem com dificuldade, além de não compreenderem o que estão lendo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar as possibilidades e limitações de uma intervenção pedagógica, pautada na pedagogia freireana, visando aperfeiçoar a leitura e escrita de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade da EJA, na disciplina de Ciências da Natureza. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com uma turma da EJA, em uma escola municipal de Senhor do Bonfim-BA. Para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista com os 20 alunos da turma, visando conhecer a realidade de vida dos estudantes envolvidos na pesquisa e um pré-teste, fundamentado na psicogênese da língua escrita, objetivando identificar os níveis de leitura e escrita desses alunos. Com base nos dados coletados, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica na perspectiva freireana, utilizando-se temas da área de Ciências da Natureza, através de 25 encontros em sala de aula. Após a intervenção foi aplicado um pós-teste, com o objetivo de avaliar as contribuições dessa intervenção no aprimoramento da leitura e escrita dos alunos participantes. Os resultados evidenciaram que houve aprimoramento no processo da escrita e leitura desses alunos, demonstrando que ações focadas nesse sentido podem contribuir com esse processo e, consequentemente, com a melhoria da autoestima, profissionalização e qualidade de vida desse grupo, ainda, tão marginalizado pela sociedade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.