OS RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS E ADAPTADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Resumo
Conforme a lei 12764/2012, o indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado como pessoa com deficiência e deve ter acesso aos mesmo recursos e conteúdos que todos/as os/as estudantes, em especial de forma adaptadas as suas potencialidades, inclusive no Ensino de Ciências. Portanto, essse estudo tem o objetivo de conhecer os recursos didáticos utilizados por docentes da Sala de Recursos generalista nas mediações em ciências para estudantes com TEA, além de refletir se os mesmos são adaptados. A metodologia foi qualitativa com utilização das narrativas dos/as professores da sala de recursos generalista em escolas regulares. A entrevista narrativa episódica e a entrevista narrativa mediada foram as técnicas de pesquisa, enquanto o diário de campo foi o instrumento de pesquisa. As informações sofreram análise de conteúdo por categorização. Os resultados denotaram que a diversidade de manifestações do TEA conduzem a proposição da intervenção pedagógica, então as adaptações são necessárias nas intervenções com os/as estudantes com TEA, em especial nos saberes abstratos provindos do Ensino de Ciências, além de que a disposição de recursos concretos, que estimulem a sensorialidade nas mediações em ciências, contribuem significativamente nas aprendizagens dos/as estudantes com espectro autista.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.