A FILOSOFIA POPPERIANA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
UM TRATAMENTO DE VISÕES DEFORMADAS DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA
Resumo
A partir de um tratamento das Visões Deformadas da Ciência (VDC), “visão aproblemática e ahistórica” e “concepção empírico-indutivista e ateórica” com base na filosofia da ciência de Karl Popper, expomos uma descrição reflexiva da intervenção realizada com alunos de um terceiro ano do ensino médio de um colégio público de Goiânia, Goiás, Brasil. Para sistematizar as atividades, elaboramos uma sequência didática em torno da evolução da ideia de movimento e do entendimento de construção da ciência de Popper, objetivando senão a superação de tais VDC, ao menos a problematização, para possibilitar crítica, posicionamento, motivação e, consequentemente, mudança de postura dos estudantes numa perspectiva de Alfabetização Científica. A intervenção teve bons resultados, dado que incentivou a manifestação livre dos estudantes sobre conceitos estudos ao longo desse trabalho. A aplicação dessa pesquisa propiciou uma modificação da visão experimental e observacionista dos participantes para conceitos defendidos do racionalismo crítico de Popper.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.