Métodos de Avaliação no Ensino a Distância de Cálculo: um Relato de Experiência

  • Xu Yang Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: método de avaliação; matemática; ensino remoto; avaliação formativa; avaliação somativa.

Resumo

O método de avaliação é um dos tópicos mais importantes na educação matemática. Durante a pandemia do COVID-19, todas as atividades de ensino no Brasil foram remotas. Na Universidade Federal de Alagoas, como centenas de outras universidades semelhantes, nossa disciplina de cálculo 2 para alunos formados em Engenharia de Computação também é 100% online nessas circunstâncias especiais. Queremos aplicar um método de avaliação que possa representar razoavelmente bem o desempenho dos alunos e reduzir a probabilidade de trapaça, que se tornou um problema sério com atividades remotas. Este trabalho é composto pela avaliação quantitativa da avaliação formativa e somativa dos alunos. Quatro grupos de estudantes de Engenharia de Computação participaram de todas as avaliações. Especialmente na avaliação somativa, as questões são distintas para cada aluno. Os dados incluem 40 listas e 8 exames. Fizemos análises estatísticas sobre os dados. A partir dos dados e da análise, concluímos que durante o ensino remoto ainda podemos avaliar os alunos de forma justa e honesta. Isso exige que o professor pense mais em como elaborar o exame com base na realidade e na natureza da matéria. Quanto à matemática, existem muitas maneiras de testar a capacidade de computação e compreensão dos alunos.

Publicado
2023-08-20