NANOTECNOLOGIA E A BNCC: PROPOSTA E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

  • Paulo José Pereira de Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Solange Binotto Fagan
Palavras-chave: nanociência; nanotecnologia; formação de professor; ensino de física

Resumo

A nanociência e a nanotecnologia (N&N) têm movimentado bilhões de dólares por ano e assim tem impactado a economia e a vida das pessoas em todo o mundo. São milhares de produtos disponíveis no mercado, produzidos por milhares de empresas espalhadas em diversos países. É uma área transversal em sua essência e somando a sua importância e impacto na economia e sociedade, representa um tema extremamente importante a ser explorado em sala de aula. Diante deste cenário, no presente trabalho, propomos e aplicamos uma sequência didática de ensino de N&N em duas turmas da 1ª série do ensino médio. A sequência didática foi estruturada considerando a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na temática matéria e energia e também de forma interdisciplinar com diferentes itinerários. A análise das atividades entregues pelos estudantes, após a aplicação da sequência didática, indicou que os estudantes se sensibilizaram com o tema, ficaram curiosos em aprofundar mais sobre o assunto, aprenderam alguns conceitos básicos, como o efeito da escala nas propriedades dos materiais, além de fazerem conexões com algumas aplicações importantes, como, por exemplo, a vacina contra o Covid-19. As atividades também proporcionaram o desenvolvimento da dimensão socioemocional dos estudantes além do protagonismo estudantil.

Publicado
2023-08-20