A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS EM BELFORD ROXO - RJ

Palavras-chave: Centro de Ciências, Inclusão Social, Divulgação Científica

Resumo

Este artigo apresenta um breve recorte da caminhada para a implantação de um Centro de Ciências em um Colégio localizado na Baixada Fluminense a partir da participação da comunidade local. Temos como objetivo o desenvolvimento de espaço museal com a participação da comunidade escolar em todas as etapas de implantação. Como metodologia de coleta de dados, utilizamos formulários on-line disponibilizados para toda a comunidade escolar e roda de conversa com os professores. Os dados coletados foram analisados a partir de gráficos e as falas foram analisadas por tematização. Os resultados apontaram os temas de interesse, além corroborarem para a montagem da primeira exposição do espaço a partir da participação da comunidade escolar. Entendemos que os resultados foram ao encontro do esperado, com base, tanto em fatores relacionados a percepção da Ciência, quanto a fatores ligados ao sentimento de pertencimento a ser construído nesta perspectiva participativa, glocal e total.

Biografia do Autor

Sérgio de Souza Henrique Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Atualmente é servidor público federal, Coordenador do Espaço Ciência Interativa - IFRJ/Campus Mesquita. Foi Coordenador de Segurança e Administração de Ambientes Tecnológicos por 8 anos - Técnico em Química do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis. Exerce também o cargo de professor Docente I da rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Técnico em Química formado pelo IFRJ - Campus Nilópolis. Licenciado em Química formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Ensino de Química, formado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo orientado pelo professor Ricardo Cunha Michel, adjunto do departamento de Química Analítica da UFRJ. Mestre em Química, formado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo orientado pelo professor Julio Carlos Afonso, titular do departamento de Química Analítica da UFRJ. Doutorado em Ensino de Ciências (em andamento) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis, sob orientação da Professora Doutora Grazielle Rodrigues Pereira. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, Absorção Atômica com Chama, Forno de Grafite e Gerador de Hidretos e análise de metais por EAA, atuando também nos seguintes temas: água, nitrogênio kjeldahl, indofenol, nitrogênio total. Desenvolve pesquisas na área de Divulgação Científica, Educação Científica em espaços formais e não formais, tais como Museus e Centros de Ciências.

Grazielle Rodrigues Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ensino de Biociências e Saúde (Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ), Especialista em Neuroeducação e Licenciada em Física. É bolsista produtividade do CNPq 2. Foi Diretora Geral do Campus Mesquita do IFRJ de 2013 a 2018 e, atualmente é a Diretora de Ensino do Campus Mesquita do IFRJ. Foi diretora e fundadora do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ. É orientadora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Neuroeducação (Campus Mesquita/IFRJ), Educação e Divulgação Científica (Campus Mesquita/IFRJ), bem como nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências (Campus Nilópolis/IFRJ) e em Educação, Gestão e Difusão Científica do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do grupo de pesquisa em Neurociência, Design e Divulgação Científica (sinapse Lab). Desenvolve pesquisa, ensino e extensão em Divulgação Científica em Centros e Museus de Ciências; Neurociência Cognitiva; Transtorno do Espectro Autista.

Publicado
2023-08-20