A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS EM BELFORD ROXO - RJ
Resumo
Este artigo apresenta um breve recorte da caminhada para a implantação de um Centro de Ciências em um Colégio localizado na Baixada Fluminense a partir da participação da comunidade local. Temos como objetivo o desenvolvimento de espaço museal com a participação da comunidade escolar em todas as etapas de implantação. Como metodologia de coleta de dados, utilizamos formulários on-line disponibilizados para toda a comunidade escolar e roda de conversa com os professores. Os dados coletados foram analisados a partir de gráficos e as falas foram analisadas por tematização. Os resultados apontaram os temas de interesse, além corroborarem para a montagem da primeira exposição do espaço a partir da participação da comunidade escolar. Entendemos que os resultados foram ao encontro do esperado, com base, tanto em fatores relacionados a percepção da Ciência, quanto a fatores ligados ao sentimento de pertencimento a ser construído nesta perspectiva participativa, glocal e total.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.