ARTICULAÇÕES ENTRE CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS E NOTÍCIAS FALSAS:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR O TEMA PRODUÇÃO DE ENERGIA NO O ENSINO DE FÍSICA
Resumo
O presente trabalho propõe um diálogo entre as controvérsias sociocientíficas, pós-verdades e notícias falsas, trazendo o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade como ponto de partida para essa discussão. Apresentamos uma sequência didática com a temática Usinas, composta por seis atividades, realizada em uma turma de ensino médio regular do Estado do Rio de Janeiro, que visava promover a discussão sobre temas relacionados a matriz energética e suas relações com controvérsias sociocientíficas, pós-verdades e notícias falsas, tais como a produção de energia elétrica e o aquecimento global. Objetivamos estimular a argumentação dos alunos, a discussão de controvérsias sociocientíficas e pós-verdades, ao mesmo tempo que há a formação de senso crítico, estímulo a busca por fontes de informações confiáveis, e o protagonismo do educando em seu processo de ensino-aprendizagem. Ao final, analisamos a perspectiva das fontes de informação utilizadas, no sentido de observar se os discursos produzidos pelos alunos foram baseados ou não em fundamentações científicas, e se houve mudanças de concepções no decorrer das atividades. Por conseguinte, foi possível refletir como a sequência didática proporcionou discussões sobre as controvérsias sociocientíficas, pós-verdades e notícias falsas no âmbito das atividades propostas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.