ANÁLISE DE DESEMPENHO DE APRENDIZAGEM DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DE SARSCOVID-19 UTILIZANDO UMA MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA

Analysis of the learning performance of elecromagnetism in high school during the SarsCovid-19 pandemic using a direct current machine

  • Murilo Araújo Santos
  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo
  • Junior Gonçalves da Silva
  • Daniela de Oliveira Maionchi
Palavras-chave: eletromagnetismo, lei de Faraday, máquina de corrente contínua, ensino médio.

Resumo

Este trabalho propõe a utilização de uma maleta didática com uma máquina de corrente contínua no pro- cesso de ensino-aprendizagem do eletromagnetismo clássico para o ensino médio. O objetivo da proposta é proporcionar condições aos alunos para uma aprendizagem significativa dos conceitos fundamentais oriundos dos fenômenos eletromagnéticos de maneira que sejam capazes de aplicá-los na compreensão e solução de proble- mas em situações análogas e cotidianas. O intuito é de que os alunos consigam aprender de forma significativa e que sejam capazes de transferir esse conhecimento para situações análogas. Para isso, foram trazidas questões do cotidiano a fim de aproveitar os conhecimentos prévios que foram desenvolvidos ao longo da vida, possibili- tando um refinamento desses subsunçores, permitindo que o conhecimento científico seja edificado na estrutura cognitiva do aprendiz. Esta proposta aborda os conceitos de tensão e corrente elétrica, circuitos elétricos, a lei de indução eletromagnética de Faraday e semicondutores.

Publicado
2023-08-26