ANÁLISE DE DESEMPENHO DE APRENDIZAGEM DE ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO DURANTE A PANDEMIA DE SARSCOVID-19 UTILIZANDO UMA MÁQUINA DE CORRENTE CONTÍNUA
Analysis of the learning performance of elecromagnetism in high school during the SarsCovid-19 pandemic using a direct current machine
Resumo
Este trabalho propõe a utilização de uma maleta didática com uma máquina de corrente contínua no pro- cesso de ensino-aprendizagem do eletromagnetismo clássico para o ensino médio. O objetivo da proposta é proporcionar condições aos alunos para uma aprendizagem significativa dos conceitos fundamentais oriundos dos fenômenos eletromagnéticos de maneira que sejam capazes de aplicá-los na compreensão e solução de proble- mas em situações análogas e cotidianas. O intuito é de que os alunos consigam aprender de forma significativa e que sejam capazes de transferir esse conhecimento para situações análogas. Para isso, foram trazidas questões do cotidiano a fim de aproveitar os conhecimentos prévios que foram desenvolvidos ao longo da vida, possibili- tando um refinamento desses subsunçores, permitindo que o conhecimento científico seja edificado na estrutura cognitiva do aprendiz. Esta proposta aborda os conceitos de tensão e corrente elétrica, circuitos elétricos, a lei de indução eletromagnética de Faraday e semicondutores.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.