AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA USANDO MAPA CONCEITUAL COM ERROS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Diagnostic assessment using concept map with error: an experience in higher education
Resumo
Mapa conceitual é um tipo de organizador gráfico que permite revelar explicitamente as relações conceituais existentes nos temas a serem explorados no processo de ensino e aprendizagem. No Ensino de Ciências, é comum que o aluno seja quase sempre o mapeador (responsável por construir o mapa conceitual). Neste trabalho vamos apresentar uma experiência de avaliação diagnóstica a partir de um mapa feito pelo professor. Ao elaborar seus mapas, o professor pode incluir erros conceituais intencionalmente para verificar se os alunos são capazes de identifica-los. Os mapas conceituais com erros são propostos como uma forma alternativa de fazer a avaliação diagnóstica de alunos (n=86) do Ensino Superior. Os resultados confirmam que os mapas conceituais com erros permitem avaliar rapidamente o desempenho dos alunos, caracterizando os erros mais/menos localizados durante a atividade. Merece destaque especial a identificação de um grupo de alunos que apresentou grandes dificuldades com o conteúdo do mapa. A devolutiva rápida obtida a partir do mapa conceitual com erros permitiu ao professor adaptar o seu plano de ensino para atender de forma mais próxima esses alunos. Atividades com mapas feitos pelos professores, como o mapa com erros, são interessantes e podem ser utilizadas juntamente com os mapas produzidos pelos alunos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.