A energia pode ser medida utilizando diversas maneiras diferentes. Para mensurá-la, diversas quantidades padrões, ou unidades, podem ser empregadas. As mais utilizadas no dia-a-dia são o Joule (o padrão internacional) e a caloria, que é muito utilizada na área de nutrição. Note que Joule é escrito em letra maiúscula enquanto caloria é em minúscula. Isso se deve ao fato que a palavra Joule corresponde ao sobrenome de um importante cientista que, no passado, contribuiu significativamente para a construção do conceito científico de energia: James Prescott Joule (1818-1889). Joule foi um dos principais descobridores de que a energia se manifesta de várias formas e que quantidades de energia podem se transformar de uma forma para outra.
A quantidade de energia correspondente a um Joule, 1J, adotada pelo Sistema de Medidas Internacional (SI) equivale aproximadamente à energia consumida ao elevar uma massa de 100 gramas a uma altura de 1 metro. Proporcionalmente, a energia que gastamos ao elevar um pacote de 1kg de feijão a um metro de altura é aproximadamente 10J.
A energia gasta para elevar um objeto de massa m a uma altura h corresponde a uma quantidade conhecida como energia potencial gravitacional, que equivale a:
Ou seja, a energia potencial gravitacional corresponde ao produto entre a massa do objeto, m, a aceleração que um corpo apresente em queda livre próximo à superfície – comumente chamada aceleração gravitacional, g, e a altura, h. O valor de g é uma constante aproximadamente igual a 9,8 m/s2.
Para constatar que necessitamos de 10J para erguer um objeto de 1kg numa altura de 1m, basta multiplicar 1 kg por 9,8 por 1m. O resultado equivale a 9,8J, ou aproximadamente 10J.
Outra unidade bastante utilizada é a caloria (cal). Uma caloria corresponde a aproximadamente 4,18J. Assim sendo, para erguer um objeto de 1kg numa altura de 1m, necessitamos:
Em condições normais, o metabolismo de uma pessoa de estatura média consome diariamente uma quantidade de energia correspondente a 2.500kcal (2.500 quilocalorias ou 2.500.000 calorias). Por esse motivo, deve-se consumir uma quantidade equivalente de energia, na forma de alimentos, diariamente. Essa quantidade de energia seria suficiente para elevar em um metro
pacotes de feijão. Assim sendo, é razoável que um trabalhador, na tarefa de carregar um caminhão, não precise parar para comer antes de terminar o serviço. Já o consumo de uma inocente bolachinha recheada típica fornece uma quantidade de energia de 40kcal, o suficiente para que uma pessoa de 60kg suba uma escada de 284m, uma altura equivalente a da Torre Eiffel.
Isso pode ser constatado pelo seguinte cálculo:
40kcal corresponde a 40.000 x 4,18 = 167.200J. Sabendo-se que Epg = mgh e substituindo os valores:
É preciso entender que esse valor se trata apenas de uma estimativa idealizada. Na realidade, se de fato alguém for subir de escada a Torre Eiffel, terá que gastar energia de outras formas, como manter o metabolismo do corpo – que vai se acelerar devido ao esforço da subida – ou mesmo para balançar os braços – um movimento quase inevitável quando caminhamos.
Uma dessas bolachas pode prover uma pessoa de energia suficiente para subir na Torre Eiffel.
Ao realizar esse tipo de cálculo, é necessário tomar cuidado com as unidades. Na equação Epg = mgh, se a massa estiver sendo dada em quilos, g em metros por segundo ao quadrado e h em metros, a energia deve ser expressa em Joules. Isso acontece porque as unidades metro, segundo e kg são unidades do Sistema Internacional (SI). Assim sendo, deve-se utilizar a unidade do SI também para a energia. Não se pode, numa mesma expressão matemática, utilizar quantidades com diferentes sistemas de unidades.
Outra variável que tem relação estreita com a energia é a POTÊNCIA (Po). Potência é a energia consumida ou recebida num certo intervalo de tempo. Matematicamente, é a razão entre a energia e o tempo:
Sua unidade é o Watt (W), no SI, em homenagem ao cientista escocês James Watt (1736-1819). Por exemplo, uma lâmpada de 100W consome uma quantidade de energia igual a 100J por segundo. Se fosse possível converter toda essa energia na realização do trabalho de carregar um caminhão cuja carroceria estivesse a um metro do chão, poderíamos carregar 10kg por segundo.
Vimos anteriormente que a energia consumida pelo metabolismo humano é aproximadamente 2.500kcal por dia. Para que não haja acúmulo indefinido de energia, o corpo deve perder também aproximadamente a mesma quantidade diária. Predominantemente, o organismo humano, bem como de animais e plantas, dissipa a energia utilizada nos processos metabólicos na forma de emissão eletromagnética. Isso significa que também brilhamos como uma lâmpada. Contudo, a radiação emitida pelo corpo não é visível: encontra-se predominantemente na região do infra-vermelho.
Imagem obtida por uma câmera especial que transforma radiação infravermelha em cores: www.infraredcameras.inc.
Considerando que a quantidade de segundo existentes num dia é 60x60x24, a potência tipicamente dissipada pelo corpo humano, portanto, corresponde a:
Ou seja, nossa perda de energia devido ao metabolismo é equivalente ao de uma lâmpada de 120W.
Atividades:
- Buscar na internet quais são as unidades do Sistema Internacional para as variáveis: Pressão, peso, força, massa, tempo, comprimento, energia e potência.
- Calcular a quantidade de energia que um homem de 90 kg gastaria para escalar o pico do Everest, situado a 8.000 metros do nível do mar. Observe o teor energético existente nas embalagens de comida disponíveis na sua residência e responda quanta comida este homem necessitaria ingerir para desenvolver esse esforço. Se o homem demora 10 dias na escalada, qual foi a potência consumida?
O, my god it is so very great.
i agree with you
dfds
The article is very useful for us, please update every day
Thank you for sharing …. very useful information.
very nice blog here
Thanks for the information.
Nice blog
I must say that I am very impressed with your post. I expect to see more from you in the future with nice information like this one. cookie clicker
vlones are waiting for you in our vlone store, show yourself with our vlone.
Catch up your time to come to our vlone website now, choose vlone in our vlone store.
Thank you for providing this helpful information; please continue publishing.
Ao realizar esse tipo de cálculo, é necessário tomar cuidado com as unidades. Na equação Epg = mgh, se a massa estiver sendo dada em quilos, g em metros por segundo ao quadrado e h em metros, a energia deve ser expressa em Joules. Isso acontece porque as unidades metro, segundo e kg são unidades do Sistema Internacional (SI). Assim sendo, deve-se utilizar a unidade do SI também para a energia. Não se pode, numa mesma expressão matemática, utilizar quantidades com diferentes sistemas de unidades.
Video games can be a Spotle great way to challenge yourself and push your limits.
This post was very enlightening. Thanks for sharing such valuable information.
Many of our Papa’s games can now be played without flash. They are some of the most exciting management games you can find anywhere.
Love the clarity and detail in your writing. Excellent job!
Best SEO Courses In Multan
Experience the best coworking space in Multan with Letswork. Whether you’re a freelancer or a growing business, we provide the ideal space to work, connect, and thrive.
Looking to boost your online presence? Our SEO agency in Multan specializes in driving organic traffic, improving search rankings, and delivering measurable results. Partner with us to grow your business online.
“Thank you for providing such a valuable resource without any hidden fees or ads. https://fullappcrack.com/
“I was hesitant to try this software, but it has exceeded all my expectations. It’s now my go-to tool.”
https://crackcents.com/
Eggy Car is deceptively simple, but that’s what makes it so great! You really need to focus and drive carefully to make sure the egg stays on your car.
Good idea! I will show you more
Appreciate the detailed explanation. Very useful and clear.