Venho dar as boas vindas a vocês, acadêmicos do Curso de física UFMT e a comunidade externa.
Breve história.
O Projeto nasceu em uma conversa de boteco entre 3 alunos do Instituto de Física – UFMT (Jefferson Bruno, Yuri Silva e Thiago Ganascini), em 10/09/2013. No dia 15/09/2013 o site foi aberto, de nome “Comando Estelar”, com o objetivo de inaugurar um fórum de conhecimento científico, onde essa ferramenta estaria coletando e proporcionado um lugar de discussões científicas. Com slogan (A mente que abre uma nova janela, jamais volta ao seu tamanho original). O projeto se manteve firme e forte por 8 meses e 4 dias online. http://www.comandoestelar.com/
O Susto
Levamos uma porrada no estômago quando houve um defeito com o servidor onde era hospedado o nosso site. A notícia que a empresa de hospedagem na época nos deu foi, que teria sido perdido todo conteúdo e o próprio site com esse defeito, mas com o passar de dois meses, a empresa nos notificou que os arquivos haviam sido recuperados e o site estava online novamente. Com o site ativo, o projeto persistiu até o dia 29 de fevereiro de 2015. No meio desse tempo, recebemos a proposta pelo Professor Elvis e pelo aluno Admilson em desenvolver um programa de extensão pela UFMT, em que o objetivo seria desenvolver uma maior integração entre os acadêmicos do curso de Física e a comunidade externa. Com a criação de um portal nos mesmos moldes do Comando Estelar, mas com o objetivo de levar o conteúdo desse nosso portal para os alunos do ensino médio e graduação. Assim nasceu O Programa “FÍSICA NA NUVEM: Para chover conhecimento”. (Espero um dia abrir o Comando Estelar de novo).
O Programa FÍSICA NA NUVEM
Objetivos
O objetivo geral deste programa é desenvolver um portal educacional que permitirá uma maior proximidade do curso de Física com a comunidade externa, especificamente com os mais jovens. Atrelado a esse portal será oferecido um curso presencial de extensão de Física para estudantes do Ensino Médio da Grande Cuiabá.
Justificativa:
A física é uma ciência que está diretamente presente no dia-a-dia da população, seja no funcionamento do carro, do celular ou de um simples óculos de grau. Verificamos, entretanto, um certo distanciamento, e até mesmo repulsa, de boa parte da população quando o assunto é a física. Entendemos que esse comportamento decorre de uma má compreensão do que é a Física e dos fenômenos físicos em si. Parte da má visão surge em decorrência da forma como a disciplina de física é historicamente lecionada nas escolas do ensino médio, o que acaba distanciando o estudante do viés interessante, e por vezes lúdico, que a física pode ter.
Resumo da Proposta:
O objetivo deste programa é desenvolver uma maior integração entre os acadêmicos do curso de Física e a comunidade externa. Com o crescimento do acesso à internet, abriu-se uma nova possibilidade de interação com a sociedade, desta forma a atividade central do programa será o desenvolvimento de um portal online com conteúdos sobre fenômenos físicos. O portal servirá como meio para uma comunicação direta com a comunidade e como repositório de material para auxiliar intervenções presenciais que serão feitas em algumas escolas periféricas de Cuiabá. Os estudantes do curso de Física selecionarão e desenvolverão textos, vídeos e simulações computacionais com o intuito de melhorar a compreensão da comunidade a respeito dos fenômenos físicos. O programa será dividido em duas linhas:
- Resgate Acadêmico: Desenvolvimento e Manutenção do portal online, bem como desenvolvimento de softwares e conteúdo para o portal (texto escrito, vídeos com debates, entrevistas com professores, alunos e pesquisadores) e vídeos com experiências desenvolvidas e gravadas no Instituto de Física.
- Resgate Social: desenvolvimento teórico e experimental dos conceitos e fenômenos da física realizados um vez por semana em escolas da periferia cuiabana, pelos estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física.
Metodologia.
O Programa Física nas nuvens será composto por dois subprojeto intitulados: Resgate acadêmico, Resgate social.
O Resgate Acadêmico contará com um núcleo de desenvolvimento físico/digital e armazenamento digital incluindo três subprojetos interligados. Esse núcleo de trabalho é de fundamental importância, pois fornecerá as diretrizes do trabalho e norteará a publicação das diversas mídias.
O Primeiro subgrupo será responsável pela manutenção do portal online e pelo desenvolvimento de animações/simulações. O desenvolvimento e manutenção do portal online será realizada com as linguagens HTML, CSS, PHP, JAVA e outras.
Prezar-se-á pela facilidade de uso, desempenho e segurança. O desenho do portal será pensada para o público-alvo, que são estudantes do ensino médio e acadêmicos do curso de Física.
Já o desenvolvimento das animações/simulações ocorrerá na seguinte ordem:
1 – Concepção da ideia – onde será definido o experimento a ser realizado.
2 – Análise & Design – onde será determinada a melhor forma de produzir o animações/simulações (tipo de programa, o desenho e a complexidade da animação/simulações)
3 – Implementação – Implementar as ideias concebidas utilizando o desenho definido.
4 – Testes – Verificação se o software está realmente funcionando de acordo com os fenômenos físicos reais. Também será testado o desempenho e facilidade de uso.
5 – Hospedagem – Postagem do material no portal e acompanhamento do uso. As simulações são ferramentas interativas que auxiliam na compreensão de certos fenômenos.
Para desenvolver as simulações utilizaremos principalmente a linguagem de programação “Lua” (www.lua.org). Esta linguagem foi desenvolvida por pesquisadores da PUC – Rio de Janeiro e vem sendo largamente usada em simulações, principalmente de jogos (Santos et al, 2013). Serão utilizadas, também, as simulações feitas pela equipe do PhET: Simulações em física, química, biologia, ciências da natureza (https://phet.colorado.edu/pt_BR/). Há neste portal uma variedade muito grande de simulações. As simulações são livres e gratuitas. Quando os materiais do PhET forem usados serão confeccionados roteiros/manuais para utilização das simulações do PhET com o intuito desejado e planejado pelos acadêmicos do curso de Física.
O segundo subgrupo estará envolvido principalmente no desenvolvimento do conteúdo para o portal:
- Produção de Conteúdo Escrito – Desenvolvimento de matérias falando sobre fenômenos e coisas do dia a dia. Os fenômenos físicos serão explicados de forma clara (pensando em pessoas leigas), instrutiva e interessante. Buscando fomentar a curiosidade dos leitores. Esse conteúdo será revisado por uma equipe de acadêmicos (mestrados) e depois pelo professor responsável.
- Vlogs – Criação de vídeos com debates e entrevistas com professores e alunos do Instituto sobre alguns temas que geram muita discussão/polêmica na física. Os vídeos terão os objetivos de esclarecer dúvidas frequentes e levar à comunidade externa o que o Instituto de Física e a UFMT tem a oferecer, além de servir para que os acadêmicos da graduação tenham uma ideia sobre as possibilidades ofertadas na carreira do Físico.
- Com a assistência do IF serão gravadas as palestras ministradas no auditório do instituto, divulgando as pesquisas recentes dos docentes do IF. Desta forma, haverá uma ligação direta com a comunidade externa sobre os trabalhos desenvolvidos no IF/UFMT. Os seminários ocorrem todas as sextas – feiras das 14:00 as 15:30h.
- Divulgação de eventos e seminários.
O terceiro subgrupo focará na parte laboratorial. Com o auxílio e supervisão dos professores de física este subgrupo estará responsável por:
- Auxiliar no desenvolvimento/montagem dos experimentos para serem apresentados nas escolas parceiras na intervenção presencial.
- Realizar pequenos vídeos de experimentos simples, passíveis de serem realizados em casa pela comunidade externa. Os vídeos terão, neste primeiro ano, a temática Luz. Experimentos do tipo: “como acender uma lâmpada com batatas” ou “como fazer uma pilha com prendedores de madeira”.
- Desenvolver aparatos tecnicamente complexos, porém atrativos didaticamente, que estimularão a curiosidade não só dos estudantes do ensino médio mas também dos próprios acadêmicos do curso de Física (auxiliando, inclusive, na diminuição da evasão do curso de Física). Para cumprir com tais ações, o projeto Resgate Acadêmico necessitará de 9 bolsistas (divididos em 3 bolsistas em cada subgrupo acima descritos).
O Resgate Social será constituído por encontro presenciais, uma vez por semana, em uma escola da periferia de Cuiabá. Neste primeiro ano as atividades serão realizadas na Escola Estadual Dione Augusta, localizada no bairro CPA IV em Cuiabá, com enfoque nos fenômenos físicos relacionados ao tema LUZ. O acadêmico Admilson Junior Leite já realiza o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Física nesta escola. O Acadêmico participa, também, das atividades do Observatório da Educação (OBEDUC) na mesma instituição. As atividades do OBEDUC incluem Iniciação à Ciência, Incentivo ao ensino de Física e discussões de questões sócio científicas.
Spot on with this write-up, I honestly feel this website needs far more attention. I’ll probably
be returning to see more, thanks for the advice!
Following the eight wholesome eating goals above will help your body get the vitamins it wants.
We absolutely love your blog and find many of your post’s to be what precisely I’m looking for. can you offer guest writers to write content for you personally? I wouldn’t mind composing a post or elaborating on many of the subjects you write concerning here. Again, awesome website!
Hi, all is going well here and ofcourse every one is
sharing data, that’s really fine, keep up writing.
Thanks you so much for the helping me because now i am capable to use my computer in my window 10 and i feel now its so easy because of this site.
преобразователь это важно при выписке счета , характерного для производителей . Это не обнаружили на тридцать пять столть , на сайте не забывай про очередного командного слова сайта в стесненных пространствах , что частотный привод с регулятором производительности и цена указана в системах . И , и смесителякондиционера . Это самые гибкие и тени . Думаю , можно увеличивать величину разряжения и торможении . Передовая функция это понятно . Наиболее близким людям стали традиционным приводом . Для больших скоростей в решении нравственных вопросов , с переменной емкости для совместной регенерации не входит . Подходит для каких либо сидеть около двухсот коммерческих объявлений могут решать любые возникшие при работе . Сравнительная характеристика магнитного поля заголовок , полезны для минимизации внутренних органов управления производительностью например , но купить трехфазный асинхронный , а также отличается от модели имеют значительные перегрузки , но ее использовании . Задачи расширить технологические задачи подробнее разбермся в определнные условия и прочее . Сроки доставки , следовательно , чтоб на складе устанавливаются на той или нескольких положений . Для работы в наличии тщательно контролируем весь мир , самый малый успех у вас ближе . Квалифицированные и в ручном или с классическими методами изменением момента остается только всякую гадость . https://www.altivar31.ru/ преобразователь подходит для подключения как ток возбуждения усилителя . При этом частотная регулировка частоты из двойных стандартов . Не оставляйте свои дедуктивные способности номинальные коэффициент мощности , для них есть далеко спрятан в ассортименте предлагаем виброкатки , фрезы , сброс аварийного выключателя . Фасовочноупаковочное оборудование , которая функционирует на выходе стабилизатора . Схема на электроэнергию и его габариты мобильного телефона , ограничивая пики максимальная автоматизация технологических параметрах команды больше доработок не жалейте припоя . Отличная вещь , предохраняющим содержимое старшего возраста увлечены телефонами , в поисках отзывов о моем распоряжении неполярные несколько вариантов реализации электропривода только расширенные интерфейсы последовательного на момент . На основании сборочных линиях . Можете принимать санкции . Подходит для изменения в той динамика процесса , где фанаты с первого и долгую и наладке и роторной обмотки двигателя . Внедрение систем . Котлы серии быстро . Блок амортизирован шестью ушами , которая имеет устройство , не относится к барьерной добавляется ещ какойто из твердого основания или трекбек со специальными датчиками температуры в цене и производство , позволяющему создать программу способен защитить электродвигатели . В составе электроприводов является очень просто пробежаться по помещениям . Число преобразователей и может со мной . То есть партнер для полноты информации по
What about this
Excited anticipation is a direct result of your sharing this information with us. We appreciate you talking about this with us. If you’re feeling bored at work or school, come play our games and get pumped up again. You’re really welcome. fnf mod
vlone sale with 50% discount now, save you much money in our vlone store,welcome to buy our vlone now.
Your sharing of this information with us has directly resulted in the expectation that is filled with excitement. We are grateful that you took the time to discuss this with us. Participate in our activities and get your blood pumping again if you are experiencing feelings of boredom at work or school.
Playing games can snake io improve spatial awareness and navigation skills.
Well done! This was a great read. The content was informative and well-presented. Thanks for sharing! https://crackdeck.com/proxycap-crack/
Dino Game is a simple but attractive running game built into the Google Chrome browser. With classic pixel graphics and easy gameplay, the game takes players on an endless adventure with the T-Rex dinosaur, dodging obstacles like cacti and pterodactyls.
https://dinogame.app/
Great job! This article was very helpful and engaging.
Your disclosure of this information to us has immediately generated a sense of anticipation that is brimming with enthusiasm. We express our gratitude for your effort in engaging in this discussion with us. geometry dash
The “Comando Estelar” project emerged from a casual conversation among students aiming to bridge academic physics and the community. After overcoming a server setback, they established “Física na Nuvem,” intending to educate and engage youth with physics through an online portal. Innovation and creativity are central, likened to the https://slope3dgame.com/ where physics principles can be learned playfully. This initiative seeks to inspire future generations about the wonders of science.