ESTUDO DE CASO NO ENSINO FUNDAMENTAL: MANEJO DE ANIMAIS SILVESTRES EM FOCO

Case study in elementary school: wild animal management in focus

  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo
  • Carla Moreira
  • Flávia Gabriele Sacchi
Palavras-chave: Estudos de Caso, Manejo de Animais Silvestres, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar as percepções de estudantes do ensino fundamental frente à aplicação do estudo de caso “Elas são ninjas?” em aulas de ciências. Após a apresentação do estudo de caso, narrativa contada com propósito educacional, uma série de questões sobre manejo de animais silvestres foi discutida, além do fornecimento de pistas que visavam auxiliar os grupos na busca por soluções para o caso. As percepções dos estudantes foram analisadas com base em escala Likert de cinco pontos: concordo fortemente; concordo; indeciso; discordo; discordo fortemente. Considerando as somatórias das respostas concordo fortemente e concordo, 90,6% dos estudantes afirmaram que a atividade de investigação proposta no caso os ajudou a entender melhor os temas abordados nas aulas de ciências. Comentários sobre o desenvolvimento de suas habilidades a partir da aplicação da proposta foram também considerados. Os estudantes foram capazes de perceber a relevância da metodologia de estudos de caso como uma ferramenta pedagógica eficiente no aprimoramento de suas habilidades e com potencial motivador e integrador.  

Publicado
2022-12-26