A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS AMPLAS NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DOS RESULTADOS GENÉRICOS DA APRENDIZAGEM
The promotion of large learning in school: a study from the generic learning outcomes theory
Resumo
Os espaços não-formais de aprendizagem contribuem para a educação científica como forma suplementar a educação formal e informal, possibilitando a promoção de aprendizagens em dimensões mais amplas. O presente trabalho teve como objetivo promover aprendizagens amplas na escola a partir dos Resultados Genéricos da Aprendizagem (GLOs), arcabouço teórico-metodológico que trabalha com cinco dimensões amplas de aprendizagem para o contexto dos espaços não-formais, a saber: conhecimento e entendimento; habilidades; valores e atitudes; prazer, inspiração e criatividade; ação, comportamento e progressão. Estruturamos e aplicamos em um ambiente escolar uma oficina pedagógica de aprendizagem sobre nanohidrogéis, tema advindo da nanociência e nanotecnologia. A oficina foi estruturada considerando os indicadores sugeridos pela GLOs para a promoção dos resultados de aprendizagens genéricas e também o NiseNet, site criado por uma comunidade de pesquisadores e educadores de ciências que versa sobre a disseminação da nanotecnologia para espaços informais e não-formais. Os GLOs também foram utilizados para analisar a eficácia da referida oficina aplicada. Observamos que a estratégia metodológica adotada atrelada aos indicadores sugeridos pela GLOs para as aprendizagens genéricas possibilitou a sua promoção também em contexto escolar, colaborando com a promoção e divulgação do conhecimento científico, sendo enquadrada como um complementando as atividades regulares na escola.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.