ROBÓTICA EDUCACIONAL NO NÍVEL MÉDIO DE ENSINO: O CONCEITO DE SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Pedagogical Robotic in High School: nervous system concept

  • Mara Cristina de Morais Garcia
  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Palavras-chave: robótica educacional, ensino de biologia, aprendizagem colaborativa

Resumo

A robótica educacional é uma ação pedagógica que utiliza a aprendizagem de conceitos científicos por parte dos alunos através da interação com um robô de maneira colaborativa. Neste trabalho, elaboramos e desenvolvemos robôs reaproveitando materiais para debater conceitos de biologia em um ambiente lúdico de aprendizagem verificando como a robótica educacional facilita o aprendizado dos alunos do nível médio de ensino. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes são adolescentes de dezesseis anos em média, voluntários, que participaram de encontros semanais no contra turno. A construção do robô que represente o sistema nervoso humano foi proposta pelos alunos. A participação deles foi além da discussão do conceito e isso foi possível a partir da construção do protótipo. Notamos que a colaboração é uma das principais características presentes na atividade. No entanto é importante deixar claro que a cooperação, um dos pressupostos da colaboração, também esteve presente na atividade. Desde a concepção do robô até sua finalização, observamos o despertar do interesse dos alunos, juntamente com um aumento natural da motivação, tanto do grupo quanto do docente envolvido.

Publicado
2018-12-03