ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERCEPÇÕES DE SUSTENTABILIDADE DOS ESTUDANTES EM UMA ATIVIDADE DE ROBÓTICA SUSTENTÁVEL

Teaching physics and environmental education: perceptions of students' sustainability in a Sustainable Robotics activity

  • Rodrigo Baldow
  • Everaldo Nunes de Farias Filho
  • Bruno Silva Leite
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias
  • Marcelo Brito Carneiro Leão
Palavras-chave: Robótica Sustentável, Educação Ambiental, Ensino de Física

Resumo

A educação ambiental possibilita discussões sobre uma educação voltada para a cidadania, enfatizando a reflexão e o debate do cidadão-crítico. Nesse sentido, a Robótica Sustentável, por ser uma atividade de baixo custo, contribui com a diminuição do impacto ambiental, no momento que reutiliza lixos eletrônicos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo principal analisar como uma atividade de Robótica Sustentável no Ensino de Física pode contribuir para a construção de uma visão crítica dos estudantes sobre os impactos ambientais causados pelo lixo eletrônico. Participaram da atividade estudantes do Ensino Médio de uma escola técnica estadual, na qual construíram protótipos de Robótica reutilizando materiais. Após a atividade, realizamos uma entrevista estruturada com cada participante e suas respostas foram categorizadas e analisadas. Os resultados mostram que, como esses discentes cursam o Ensino Médio junto com o curso técnico de Informática a prática pedagógica realizada contribuiu no aprendizado das potencialidades de várias peças internas do computador, que no momento do descarte dessa máquina alguns materiais poderiam ser reutilizados em distintos projetos. Observamos também que os estudantes aprenderam na prática, conteúdos de Física, tais como eletricidade e hidrostática, e passaram a ter uma visão mais ampla a partir da Robótica Sustentável e da perspectiva da Sustentabilidade Crítica.

Publicado
2018-12-03