EXPLORANDO A EDUCAÇÃO FISCAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Exploring the concept of Tax Education in Elementary School
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre uma proposta de inserção da Educação Fiscal no Ensino Fundamental e teve como objetivo desenvolver e explorar noções de Educação Fiscal no referido contexto. O trabalho parte de uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos e fotográficos das atividades propostas aos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. As atividades abordaram a importância da nota fiscal, a criação de aplicativos e a Matemática, visando a discutir e contribuir para a formação da cidadania do estudante. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes foram instigados a pensar de maneira crítica e criativa, conseguindo compreender noções de Educação Fiscal e, de forma interdisciplinar, desenvolver noções de programação. Essa experiência, além de auxiliar na aprendizagem da matemática de uma maneira interativa e conectada, proporcionou aos estudantes os meios necessários para que façam uso de tais conhecimentos no seu dia a dia. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a formação da cidadania dos estudantes pesquisados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.