EXPLORANDO A EDUCAÇÃO FISCAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Exploring the concept of Tax Education in Elementary School

  • Anne Desconsi Hasselmann Bettin
  • Valdir Pretto
Palavras-chave: Educação Fiscal; Ensino Fundamental; Cidadania; Matemática; Criação de aplicativos (apps).

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre uma proposta de inserção da Educação Fiscal no Ensino Fundamental e teve como objetivo desenvolver e explorar noções de Educação Fiscal no referido contexto. O trabalho parte de uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos e fotográficos das atividades propostas aos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. As atividades abordaram a importância da nota fiscal, a criação de aplicativos e a Matemática, visando a discutir e contribuir para a formação da cidadania do estudante. Os resultados obtidos mostraram que os estudantes foram instigados a pensar de maneira crítica e criativa, conseguindo compreender noções de Educação Fiscal e, de forma interdisciplinar, desenvolver noções de programação. Essa experiência, além de auxiliar na aprendizagem da matemática de uma maneira interativa e conectada, proporcionou aos estudantes os meios necessários para que façam uso de tais conhecimentos no seu dia a dia. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a formação da cidadania dos estudantes pesquisados.

Publicado
2021-08-22