UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO SOBRE INSETOS AQUÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: PLANEJAMENTO, APLICAÇÃO E ANÁLISE À LUZ DA TEORIA COGNITIVA SOCIAL DE BANDURA

A Teaching Experience on Aquatic Insects for Basic Education: Planning, Application and Analysis in the Light of the Social Cognitive Theory of Bandura

  • Ingrid Caroline Costa Pires
  • Julio Cesar Castilho Razera
Palavras-chave: ensino de Zoologia, insetos aquáticos, motivação, autoeficácia.

Resumo

O ensino escolar de Zoologia na escola básica ainda apresenta desafios a professores e alunos. Alguns desses desafios estão vinculados à falta de motivação dos alunos, à pouca diversificação nas estratégias das aulas de Zoologia e ao uso reduzido de teorias de aprendizagem para fundamentar as ações docentes. Na tentativa de ajudar na resolução de uma parte desses problemas, neste artigo nós relatamos uma experiência de ensino sobre insetos aquáticos para a educação básica, a qual foi planejada, executada e analisada de acordo com pressupostos da Teoria Cognitiva Social de Albert Bandura, principalmente em relação a aspectos motivacionais e de autoeficácia dos alunos participantes. O experimento ocorreu em formato de minicurso de carga horária de 6 horas, para alunos do 8° ano do ensino fundamental de uma escola pública. Coletamos os dados por meio de observação, questionário do tipo Likert, entrevista semiestruturada e material produzido pelos alunos. Constatamos, ao final, que o minicurso conseguiu resultados mais positivos do que negativos na manifestação de processos motivacionais, crenças de autoeficácia e aprendizagem dos alunos.

Publicado
2021-08-22