CADEIA ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM CRÍTICA SOBRE AS AÇÕES HUMANAS E SEUS IMPACTOS NAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Food Chain: A critical approach to human actions and their impacts on ecological relations
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar momentos de uma sequência didática sobre cadeia alimentar, desenvolvida junto a 26 alunos do 6º do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. A sequência foi organizada em 8 aulas de 50 minutos cada, a partir dos resultados de Levantamento de Conhecimentos Prévios dos estudantes. Foram utilizados recursos metodológicos diversificados como leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais, dinâmica em grupo, trabalho em grupo e discussão, para o estudo crítico das cadeias alimentares. A pesquisa é de cunho qualitativo. Os resultados indicam que os estudantes conseguiram atingir parcialmente os objetivos, na medida em que foram capazes de discutir valores e estabelecer relações corretas em cadeias alimentares, contudo, no que tange ao posicionamento crítico em relação às interferências humanas nas relações ecológicas, faz-se necessário maior espaço de mediação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.