ENSINO INVESTIGATIVO COMO ALIADO NO ESTUDO DA BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Investigative teaching as an ally of the botany study: a relate of experience

  • Vinícius Bezerra de Oliveira
  • Maryane Christina Silva Damasceno Ferreira
  • Ivaneide Alves Soares da Costa
  • Giulianna Paiva Viana de Andrade Souza
Palavras-chave: ensino investigativo; três momentos pedagógicos; ensino de botânica; metodologias ativas; cegueira botânica.

Resumo

O ensino de ciências naturais, especificamente os assuntos que permeiam a biologia no Brasil estão com índices abaixo do esperado. Disciplinas como a botânica possuem um déficit de aprendizado muito grande e o desenvolvimento de pesquisas que tratam de metodologias eficazes para melhorar o ensino e aprendizado dos alunos se revelam necessárias. O presente trabalho buscou desenvolver um estudo utilizando a metodologia de ensino investigativo aliada à estruturação dos três momentos pedagógicos no ensino de fisiologia vegetal, com alunos de uma escola pública, a fim de averiguar se a percepção dos alunos em relação às plantas aumentaria e testar a efetividade do ensino investigativo no aprendizado da botânica. Os resultados mostraram que a aula não foi suficiente para aumentar a percepção das plantas pelos estudantes. No entanto, pode-se perceber inúmeros benefícios do método, como maior engajamento e interesse das turmas, que em adição ao desenvolvimento de habilidades como a capacidade de compreensão e resolução de situações problema parecem proeminentes.

Publicado
2021-08-22