ENSINO INVESTIGATIVO COMO ALIADO NO ESTUDO DA BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Investigative teaching as an ally of the botany study: a relate of experience
Resumo
O ensino de ciências naturais, especificamente os assuntos que permeiam a biologia no Brasil estão com índices abaixo do esperado. Disciplinas como a botânica possuem um déficit de aprendizado muito grande e o desenvolvimento de pesquisas que tratam de metodologias eficazes para melhorar o ensino e aprendizado dos alunos se revelam necessárias. O presente trabalho buscou desenvolver um estudo utilizando a metodologia de ensino investigativo aliada à estruturação dos três momentos pedagógicos no ensino de fisiologia vegetal, com alunos de uma escola pública, a fim de averiguar se a percepção dos alunos em relação às plantas aumentaria e testar a efetividade do ensino investigativo no aprendizado da botânica. Os resultados mostraram que a aula não foi suficiente para aumentar a percepção das plantas pelos estudantes. No entanto, pode-se perceber inúmeros benefícios do método, como maior engajamento e interesse das turmas, que em adição ao desenvolvimento de habilidades como a capacidade de compreensão e resolução de situações problema parecem proeminentes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.