TÓPICOS DE BOTÂNICA E TAXONOMIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Topics of Botany and Taxonomy: a teaching through investigation proposal

  • Tainá Yumi Patriani
  • Jessica Alessandra Iamamoto
  • Mariana Aguilar Pariz
  • Livia Zanetti de Campos
  • Rosceli Pereira Martins
  • Stephany Gisele de Oliveira Rodrigues
  • Taitiâny Kárita Bonzanini
Palavras-chave: formação de professores; ensino de biologia; informações científicas.

Resumo

O artigo apresenta a experiência de uma oficina didática realizada por licenciandos em Ciências Biológicas e Ciências Agrárias da instituição de ensino Esalq/USP, junto a estudantes de Ensino Médio da rede pública do Estado de São Paulo. A atividade teórico-prática, orientada pelo Ensino por Investigação, abordou tópicos de Taxonomia e Botânica e teve como finalidade a promoção da Alfabetização Científica de jovens estudantes. A partir da identificação de espécies vegetais presentes em uma área escolar, termos, conceitos, conhecimentos, materiais e procedimentos próprios das ciências foram utilizados no desenvolvimento da oficina. Com o objetivo de fazer das experiências adquiridas uma oportunidade para que professores de Ciências e Biologia fomentem um ensino voltado à ampliação da cultura científica de estudantes, são propostas reflexões sobre as manifestações dos participantes e o planejamento e execução das atividades pelos educadores. Os dados obtidos apontam que a proposta didática pode favorecer a Alfabetização Científica de adolescentes, uma vez que estes são estimulados pelos educadores e por elementos da atividade, tais como seus materiais, métodos, ferramentas e ambiente. Além disso, sustentamos que para o fomento à busca autônoma por informações, é pertinente que os estudantes desenvolvam a habilidade de reconhecimento da qualidade, autenticidade e credibilidade das informações científicas buscadas nesses e em outros meios.

Publicado
2021-08-22