UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE AÇÕES PEDAGÓGICAS COM O TEMA ÁGUA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

A Proposal Through Pedagogical Actions with the Water Theme: Experience Report

  • Vania Negri-Sakata
  • Irene Yukiko Kimura
Palavras-chave: contextualização; ensino fundamental; interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste artigo foi desenvolver e discutir uma proposta de educação ambiental sobre a temática “água” no âmbito escolar e no entorno, por meio de ações pedagógicas com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. A abordagem metodológica de pesquisa foi baseada na prática de ensino contextualizado e interdisciplinar, com intuito de favorecer a formação de um aluno crítico e atuante nas questões ambientais relacionadas à preservação da água. As ações pedagógicas foram realizadas com uma turma na forma de palestras, coleta de materiais recicláveis, interpretação de letras de músicas, apresentação cultural e aula de campo. Dentre os resultados obtidos, notou-se que os alunos passaram a observar e identificar os problemas ambientais existentes na escola e no local de sua vivência. Outrossim, houve uma melhoria no senso crítico do aluno, propiciando a autoconfiança do mesmo em relação aos cuidados e preservação da água.

Publicado
2021-08-22