FLORESCER CIENTÍFICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA ESTUDO DO CRESCIMENTO VEGETAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Scientific flowering: experience report of an investigative practice for study of vegetable growth in youth and adult education (EJA)
Resumo
John Dewey, no início do século XX, defendia que o processo educacional fosse relacionado ao mundo real e centrado no aluno por meio de métodos investigativos. A área da Botânica é mal vista pela maioria dos alunos, pois seu ensino costuma ser descontextualizado da realidade do estudante bem como ser voltado à memorização de palavras e conceitos difíceis. A realização do experimento de crescimento de vegetais (milho e feijão) em condições diferentes de luminosidade propiciou o desenvolvimento da metodologia científica com alunos da Educação de Jovens e Adultos considerando-se seus conhecimentos prévios bem como seu cotidiano. Ouvindo-se os relatos dos alunos, percebeu-se o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de argumentação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.