EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA ABORDAGEM CONCEITUAL A PARTIR DA FÍSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Greenhouse effect and global warming: a conceptual approach from the perspective of physics to basic education

  • Alexandre Luis Junges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vinícius Yuri Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Neusa Teresinha Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francineide Amorim Costa Santos Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: efeito estufa, aquecimento global, mudanças climáticas, educação ambiental

Resumo

A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda daeducação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenosdo efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visãocientífica inicial acerca do tema.

Publicado
2018-12-03