A FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Alcoholic Fermentation in an Experimental Investigative Activity for Science Teaching
Resumo
As atividades experimentais possuem grande importância no Ensino de Química por estimularem os estudantes, no entanto, se a mesma estiver vinculada à investigação buscará a criticidade dos estudantes por meio da formulação de hipóteses e tomadas de decisões frente a um fenômeno. Sendo assim, realizou-se uma atividade com 27 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão. O objetivo da atividade experimental, foi desenvolver uma atividade referente a temática drogas, buscando a conscientização dos estudantes do Ensino Médio, articulando assim, a potencialidade da participação e a criticidade dos estudantes. A ideia de construção investigativa diante do tema gerador, partilha da demanda atual entre os jovens, e para isso a atividade foi realizada por meio de questionamentos, principalmente anterior à experimentação, visando compreender a realidade dos estudantes para a mediação da atividade investigativa. Ao final, pode-se perceber a interação dos estudantes com o fenômeno estudado, levantando várias hipóteses e questionamentos para as discussões durante a aula, possibilitando concluirmos que a atividade atingiu seu objetivo de articulação entre o tema gerador “drogas” e o ensino por investigação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.