O ENSINO DO ELETROMAGNETISMO E O MÉTODO PEER INSTRUCTION

Teaching Electromagnetism and the Peer Instruction method

  • Samuel da Silva Marques
  • Jucimar Peruzzo
  • Fábio Lombardo Evangelista
  • Rafael Cardim Pazim
  • Luciano Lewandoski Alvarenga
Palavras-chave: Teoria sócio histórica; Abordagens ativas; Peer Instruction

Resumo

Este artigo relata uma experiência de ensino através de metodologias ativas, como o Peer
Instruction , para uma turma (público alvo) do terceiro ano de um curso técnico em Agropecuária
integrado ao Ensino Médio de uma escola pública de Concórdia. Além da metodologia do Peer
Instruction foi utilizado, como referencial teórico, a teoria sociointeracionista de Vygotsky,
enfatizando se a interatividade entre os estudantes. O s tópicos da oficina didática foram força
magnética e campo magnético. A abordagem metodológica foi qualitativa e para a coleta dos dados
foram utilizadas observações diretas durante a realização das aulas e sete testes, de natureza
conceitual, chamados word problems . O Peer Instruction pro porciona integração dos alunos e
incentiva a colaboração , conforme propost o p elo sociointeracionismo de Vygotsky. A turma foi
organizada em grupos que respondiam o mesmo teste duas vezes: a primeira sem interação com os
pares e a segunda interagindo com se us pares. Como resultado, houve considerável reelaboração
conceitual por boa parte dos alunos, indicando que a metodologia contribuiu para o aprendizado.
Observou se ainda que a sala de aula se tornou um ambiente mais descontraído e prazeroso com um
certo empenho na busca da solução dos problemas propostos.

Publicado
2021-08-21