SOFTWARE DE FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES E UTILIZAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO
Physics Software: Contributions and application for a substantial learning in secondary schools
Resumo
Este trabalho apresenta a descrição de práticas virtuais de Física desenvolvidas nos LI de três escolas estaduais de nível médio do Estado de Minas Gerais em que procurou-se analisar e discutir se o software de Física contribui para a aprendizagem significativa. Diante das potencialidades do experimento no Ensino de Física apontadas pela literatura e, devido à ausência dos laboratórios de ciências e de outros recursos experimentais em escolas de nível médio, as práticas virtuais através das TIC em laboratórios de informática (LI) evidenciam-se como uma alternativa didática. Além disso, investigou-se as exequibilidades dos LI, considerando que estes não foram inseridos nas escolas exclusivamente para desenvolvimentos de aulas de Física. Para a coleta de dados tornaram-se necessários: roteiros experimentais para realização das práticas, questionários destinados aos alunos, entrevista oral com os professores de Física das escolas e o método observacional. Os resultados mostram que as práticas desenvolvidas nos LI podem contribuir para uma aprendizagem significativa, porém se caracterizaram como desafiadoras porque, apesar de serem incentivadas pelas instituições de ensino, tais práticas não são realizadas com frequência devido às condições de trabalho as quais não são favoráveis para o desenvolvimento e realização de tais atividades.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.