A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
The use of Active Methodologies in physics teaching: a possibility for the teaching of Special Relativity in basic education
Resumo
Os desafios pedagógicos para o professor de Física na Educação Básica são cada vez maiores num contexto em que os alunos estão cada vez mais conectados. As escolas, por sua vez, carecem de investimentos em tecnologias e metodologias que estimulem um aprendizado significativo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre o tema Relatividade Restrita, estruturada na utilização de metodologias ativas e fundamentadas nas teorias de Ausubel-Novak-Mazur. A aplicação da sequência ocorreu numa turma de 1º ano do Ensino Médio de uma instituição pública do interior do estado do Rio de Janeiro. Durante a implementação da sequência os alunos tiveram acesso prévio aos materiais didáticos usando aplicativos em seus Smartphones. Os dados foram analisados seguindo os pressupostos de pesquisa qualitativa, notas de campo do pesquisador e materiais produzidos pelos alunos durante a implementação da proposta. Os relatos foram organizados em duas categorias: alunos que se identificam com as metodologias ativas e alunos que estão na cultura do ensino tradicional. Os resultados indicam que o uso de aplicativos móveis em conjunto com metodologias ativas de ensino, proporciona maior interação, protagonismo e envolvimento dos alunos em atividades colaborativas, contribuindo positivamente para a construção de um ambiente de aprendizagem transformador e facilitador da aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.