INTERDISCIPLINARIDADE E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PRÁTICA SOBRE A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA
Interdisciplinarity and the three learning moments on the Physics teaching: a practice about the Brazilian energetic matrix
Resumo
Neste trabalho relatamos a construção de uma sequência didática para explorar os conteúdos relativos ao princípio da conservação de energia e do eletromagnetismo a nível de ensino médio de uma maneira contextualizada e interdisciplinar. Para embasar a proposta, buscamos os referencias teóricos de Fazenda e Japiassu, que suportam a prática pedagógica interdisciplinar, e os relacionamos com a metodologia de ensino dos três momentos pedagógicos proposta por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. A prática pedagógica construída foi aplicada em turmas do ensino médio do período noturno de um colégio da rede pública estadual do Paraná na cidade de Curitiba. A produção dos alunos foi analisada para que fossem verificados o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento crítico, a interligação do conhecimento de Física com as demais áreas do conhecimento para a resolução de problemas complexos e contextualizados e a aplicabilidade do uso dos três momentos pedagógicos em contextos interdisciplinares. A aderênciada interdisciplinaridade e dos três momentos pedagógicos se mostrou bastante eficiente, vislumbrando possibilidades para que os alunos desenvolvessem as habilidades e conhecimentos necessários para entender a complexidade dos problemas atuais e a partir daí demonstrar maior engajamento nas atividades propostas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.