NO DISCURSAR DO EDUCAR, UM HISTÓRICO-(DES)FILOSOFAR DA ARTECIÊNCIA: É POR AÍ QUE VAMOS COMEÇAR
In the discourse of educating, a historical-(un)philosophize of artscience: this is where we begin
Resumo
É plausível considerar, frente a desvalorização das humanidades, das artes e das ciências – sobretudo no âmbito educacional – que a contemporaneidade brasileira carece de articulações entre diferentes campos do saber; essenciais para conhecer com e por outras vias. As artes e as ciências, distintas, por exemplo, são modos característicos de entendimento e de produção do conhecimento. Eventualmente, o acolhimento da arteciência sob um viés histórico-filosófico para a formação (inicial ou continuada) de professores(as) e/ou de cientistas do campo da física pode propiciar uma compreensão mais humana e plural do processo de construção de saberes pedagógicos e científicos. Diante disso, desenvolve-se um estudo exploratório, centrado na produção científico-acadêmica expressa em dissertações de mestrado e em teses de doutorado, com publicações entre os anos de 2002 a 2018, a nível nacional de Programas de Pós-Graduação (PPG). Considerando o interesse da investigação em examinar produções sobre arteciência na área da física, a partir da história e filosofia da ciência, priorizou-se por se debruçar sobre a análise de 7 trabalhos (e.g., 5 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado) de 7 distintos PPGs. Com isso, um questionamento é instaurado: como são abordadas e discorridas as relações da história e filosofia da ciência, na perspectiva da e sobre ciência, com a arte na formação (inicial ou continuada) do(a) professor(a) de física e/ou do(a) cientista? Da busca por respostas, e da concomitante análise, foi identificada uma predominância de trabalhos sobre discussões arteciência na perspectiva da história e/ou da sociologia da ciência. Por outro lado, verificaram-se poucos estudos que se debruçaram sobre a temática aludida que incluía a vertente da história e da filosofia da ciência.
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