UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM MOÇAMBIQUE
Use of alternative experiments as a methodology for teaching geometric optics in secondary education in Mozambique
Resumo
O presente estudo trouxe discussões sobre as abordagens tradicionais e alternativas no estudo da óptica geométrica, com objetivo de melhorar a compreensão do fenômeno de refração da luz nos alunos da Escola Secundária de Muatala (ESM), cidade de Nampula, a partir de experimentos alternativos. A pesquisa foi experimental, apoiando-se nas técnicas de observação direta, questionário para 120 alunos e entrevista para 2 professores de Física. Constatou-se que o laboratório de Física na ESM é usado como sala de aula tradicional e que os professores de Física da 9ª classe não utilizam experimentos no estudo da óptica geométrica. Conclui-se que a aprendizagem do fenômeno de ópticos a partir de experimentos ajuda na motivação e na compreensão dos fenômenos ópticos do cotidiano, tornando os alunos mais ativos e autores da própria aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.