FORMAÇÃO INCLUSIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E A ARTICULAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: A EDUCAÇÃO PARA AUTISTAS POR MEIO DA DISCIPLINA NÚCLEO TEMÁTICO

Inclusive training of licenses in sciences of the nature and the articulation teaching, research and extension: education for autistics people through thematic nucleus discipline

  • Gisele Soares Lemos Shaw
Palavras-chave: Autismo, Educação Inclusiva, Ensino Superior, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

Apesar de haver estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente denominado autismo, desde o século XX, a educação para pessoas autistas ainda não tem sido suficientemente discutida no Brasil. Diante da necessidade de fomentar reflexões e práticas de educação para autistas no ensino superior, apresenta-se proposta e ganhos da disciplina núcleo temático inclusivo realizada na Universidade Federal do São Francisco, para formação de licenciandos em ciências da natureza. Essa disciplina foi desenvolvida por grupos de estudantes orientados por professores que investem na articulação ensino, pesquisa e extensão a fim de auxiliar na formação de licenciandos que realizem educação inclusiva e/ou especial para pessoas com diversos tipos de deficiência, inclusive pessoas com TEA. Por meio de observação participante, de relatos dos participantes e de questionários, observou-se que essa disciplina propiciou aos licenciandos tanto conhecimentos sobre TEA, inclusão e educação especial, quanto sua sensibilização para a diversidade nas escolas.

Publicado
2021-08-20