A TABELA PERIÓDICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA VOLTADA AO DISCENTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL
The periodic table in the inclusive education perspective: analysis of a didactic intervention directed to the visually impaired student
Resumo
A aprendizagem de conceitos químicos requer muito da percepção visual devido a sua linguagem própria e representativa dos fenômenos da natureza. Esse fato contribuiu para motivar o desenvolvimento de uma proposta de ensino de química inclusiva com foco na deficiência visual. O estudo teve como objetivo aplicar uma intervenção didática inclusiva, ao discente deficiente visual, partindo do estudo de recursos táteis, como a tabela periódica em Braille, a fim de auxiliar na compreensão dos conceitos químicos. Os referenciais desta pesquisa passaram pela conceituação de educação especial e inclusiva numa perspectiva Sócio-histórica vista em Bock (2012; 2013) e pela perspectiva Sociointeracionista de aprendizagem baseada em Vygotsky (1984). A pesquisa é de caráter qualitativo e se baseou na metodologia da pesquisa-ação, tendo como instrumentos de recolha de dados os registros dos diários de campo e a realização de entrevistas. Além da estudante matriculada no primeiro ano do ensino médio, de uma escola estadual de Criciúma (SC), os demais sujeitos da pesquisa foram o professor de química e a professora pedagoga do Atendimento Educacional Especializado. Os dados indicaram que o (re)planejamento da sequência didática, refletido na elaboração dos materiais táteis, como a tabela periódica em Braille, modelos atômicos em três dimensões, diagrama de Linus Pauling e a tabela periódica dos elementos químicos contribuíram para valorização dos conhecimentos prévios e apropriação de novas aprendizagens.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.